2
2018
BRASIL – Bandeira amarela passa a vigorar na conta de luz a partir deste mês de maio.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela no começo deste mês de março, tornando a conta mais cara. Com isso, será cobrado R$ 1,00 a mais a cada 100 kilowatt/hora (kWh) consumidos, sob a justificativa de ser o final do período chuvoso.
Após esse período, a quantidade de chuvas nos reservatórios das principais hidrelétricas geradoras diminui. Assim, passam a ser utilizadas as usinas termelétricas, que produzem energia sob um custo mais alto.
Com a adoção da bandeira tarifária amarela, a Aneel faz algumas recomendações aos clientes, dentre as quais não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo, não deixar janelas e portas abertas com o ar-condicionado ligado e tomar banhos mais curtos no chuveiro elétrico.
Sistema de bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel com o objetivo de mostrar aos consumidores os verdadeiros custos com energia elétrica. Para isso, existem as seguintes faixas: verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2).
(Fonte: Verdes Mares.com.br)