12
2018
CEARÁ – Protestos em favor do LULA LIVRE são registrados no Ceará. Em Sobral a galera foi ás ruas.
Menos de uma semana após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), novos protestos em defesa do político aconteceram nesta quarta-feira (11), em várias cidades do Ceará. Em Fortaleza, movimentos sociais ocuparam a Praça Murilo Borges, no Centro. Em Pedra Branca, no interior, um grupo interditou um trecho da BR-020.
Na capital, o grupo fez uma caminhada da Praça da Bandeira, ao lado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), até a Praça Murilo Borges, sede da Justiça Federal em Fortaleza. A caminhada aconteceu durante a tarde, mas desde a manhã, os movimentos Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo já ocupavam o espaço.
Durante a noite, uma programação cultural foi montada na praça. Barracas, redes e colchões foram montados e não há previsão para o protesto acabar.
Em Sobral.
Em Sobral, manifestantes fizeram uma caminhada no Centro. O ato reuniu militantes de organizações e siglas como o Movimento Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Partido dos Trabalhadores (PT). Representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a presidente do PT de Forquilha, Helenira Pinheiro, também acompanharam a movimentação.
Na manifestação de Sobral registrou-se a presença de militantes do PCdoB Não sabemos os motivos, mas não foi visto a presença da vice-prefeita, Christianne Coelho, que é do PT. A galerinha do LEVANTE POPULAR, movimento ligado ao PT e que fez a campanha de IVO Gomes, também não foram vistos por lá.
A concentração do grupo de apoio ao ex-presidente aconteceu na Praça de Cuba, seguindo pelas ruas do centro até o Becco do Cotovelo. Onde a galera encerrou os discursos. Novas manifestações estão sendo programadas. Ninguém do alto escalão do PDT e do PT compareceram na manifestação de Sobral. Porque será?…
Mais protestos…
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), manifestantes interditaram um trecho da BR-020, em Pedra Branca, 260 km de Fortaleza, durante a tarde. A interdição da via foi total com aproximadamente 200 manifestantes que pediam que o ex-presidente fosse liberado.
(Com o CNEWS)