3
2018
BRASIL – ENEM: Já é possível pedir a isenção da taxa do Enem 2018; Saiba como
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2018 começou nesta segunda-feira, 2, e vai até o próximo dia 11 de abril. Pela primeira vez, o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição.
Todos os interessados, isentos ou não, deverão se inscrever para o exame entre 7 e 18 de maio, com pagamento da taxa até 23 de maio. A aprovação do pedido de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção, serão necessárias essas duas etapas.
Quem teve direito à gratuidade no Enem 2017, faltou aos dois dias de aplicação no ano passado e pretende requerer novamente a isenção no Enem 2018 deverá justificar a ausência no mesmo período e no mesmo sistema da isenção. A relação de documentos aceitos para cada motivo de ausência está listada no edital, no site Enem 2018 e no Portal do Inep.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado na Página do Participante em 23 de abril. O período de apresentação de recursos será entre 23 e 29 de abril, quando o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos. Se o recurso for negado, o candidato ao Enem 2018 ainda terá a opção de se inscrever, em maio, e pagar a taxa de R$ 82.
Quem tem direito à isenção
– Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública
– Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
– Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico)
– Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.
Como pedir a isenção
Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do Participante do Enem e inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas.
(Via Blog do Roberto Moreira/DN)