28
2018
CEARÁ – FRAUDE: Pai e filhos são presos no CE suspeitos de falsificar documentos para fraudar licitação.
Pai, filho e filha foram presos suspeitos de falsificar documentos para fraudar licitações em cidades do interior do Ceará. O bando usava documentos falsos com o símbolo do Ministério Público do Estado recomendando aditivos em licitação, quando é necessário pagar um valor a mais por um contrato.
Uma mulher que teve a prisão decretada é mãe de crianças e vai cumprir prisão domiciliar para poder cuidar dos filhos, conforme o Ministério Público. A família foi presa na segunda fase da operação Cascalho do Mar, realizada na sexta-feira (23).
O MP-CE “destaca a audácia do grupo criminoso em forjar os documentos públicos com o único intuito de enriquecer ilicitamente”, diz o órgão. Outros dois suspeitos são investigados por suspeita de participação no esquema criminoso.
De acordo com as investigações, a família presa nesta sexta criava várias empresas e usavam “laranjas” para omitir seus nomes na razão social de algumas firmas. Os aditivos eram pagos para serviços de limpeza urbana e coleta de lixo.
Com os suspeitos presos nesta sexta-feira a polícia apreendeu carro de luxo, celulares e computadores, que serão periciados.
‘Braço empresarial’
A segunda fase da operação Cascalho do Mar, conforme o Ministério Público, foi focada no “braço empresarial” do esquema fraudulento. Na primeira etapa da investigação, foram cumpridas medidas cautelares de prisões preventiva e temporária, busca e apreensão, condução coercitiva e afastamento de gestores públicos em Paracuru, Fortaleza, Tauá, Eusébio, Caucaia e Groaíras.
Segundo a Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), muitas empresas usadas no crime não tinham patrimônio nem funcionários. Os empregados eram contratados após vencer licitações. “Muitos eram indicados por vereadores e lideranças políticas dos municípios investigados”, diz o órgão.
Fonte: G1.Ce