22
2017
CEARÁ – Morre em Bauru, aos 129 anos, o cearense que poderia ser o homem mais velho do mundo.
Morador do asilo Vila Vicentina, em Bauru, no interior de São Paulo, um filho de escravos completou 126 anos de vida nesta segunda-feira. José Aguinelo dos Santos, pode ser o homem mais velho do mundo. Ele nasceu em um quilombo de Pedra Branca (CE), em 7 de julho de 1888, pouco depois de a princesa Isabel assinar a lei Áurea, em 13 de maio do mesmo ano.
O que impressionava era o estado de saúde dele. Apesar da idade avançada, “Zé Aguinelo”, como era conhecido no asilo tinha uma saúde igual e até melhor que muitos idosos do local mais novos que ele. Apenas o banho é acompanhado. O restante das atividades ele faz sozinho. O idoso não tem doenças graves, não é hipertenso nem diabético, não tem indícios de Alzheimer ou problemas com a memória. Tem apenas certa dificuldade com a fala e uma pequena demora para acessar as informações e entender o que as pessoas dizem, um problema natural com a idade avançada, dizem os profissionais do asilo.
homem que poderia ser até esta quarta-feira (20) o mais velho do mundo morreu aos 129 anos em Bauru (SP). José Aguinelo dos Santos, que nasceu no Ceará em 1888, morava desde 1973 em um asilo na cidade do Centro-Oeste Paulista.
Zé Aguinelo, como era conhecido, morreu de causas naturais e seu corpo esteve sendo velado na sede da Vila Vicentina, o asilo onde morava, em cerimônia fechada apenas para membros da instituição. Seu enterro aconteceu nesta quinta-feira (21), às 10h, no Cemitério do Jardim Redentor.
Fonte: G1.