Nesta perspectiva, os secretários municipais de Sobral participaram de um encontro na manhã desta quinta-feira (26/10), no auditório do Centro de Educação à Distância (CED), para apresentação dos planos individuais de combate à violência.
Neste primeiro momento, cada secretaria expõe seu plano individual para construção do plano intersetorial, como explica o secretário de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS), Júlio César Alexandre, “estamos conhecendo as políticas setoriais, fazendo as análises dessas políticas para compor uma ação integrada no território, que tenha como foco a prevenção à violência de maneira geral, mas em particular, a se começar na adolescência, numa faixa etária que a gente consiga reverter esse processo de violência”.
De acordo com Júlio César, as ações estão voltadas inicialmente para os bairros Terrenos Novos, Vila União e Nova Caiçara, que compõem o território I, na política macro estrutural da gestão municipal. “Essa tecnologia social que estamos construindo com a participação das pessoas e do território será replicado em outros bairros”, afirmou.
As políticas setoriais existentes em Sobral “continuarão a acontecer em todos os territórios”, assegurou o secretário. “Neste momento estamos construindo algo singular que previna a violência, em particular, na adolescência”, reforçou.
As principais ideias de cada secretaria serão apresentadas ao prefeito Ivo Gomes no início do mês de novembro, para posterior aprovação e conclusão do Plano Municipal Instersetorial de Prevenção à Violência.