3
2017
CEARÁ – MEDO: Igreja do Rosário, a mais antiga de Fortaleza, passa a ter só uma missa por dia, para evitar assaltos aos fiéis.
A igreja do Rosário, localizada no Centro de Fortaleza, está passando por sérios problemas com a violência. Assim como acontece na Catedral Metropolitana de Fortaleza, que foi furtada duas vezes em menos de 24 horas na semana passada, a igreja mais antiga da cidade está celebrando apenas uma missa pela manhã, para evitar a ação de vândalos e criminosos aos fiéis e também aos funcionários.
Para o reitor da igreja, o Padre Clairton Alexandrino de Oliveira, infelizmente é algo que já o deixa sem esperança. “Hoje só temos missa às 7h20, e nos dias 13 também celebramos missa ao meio-dia, mas é triste a situação. Nós realizamos as missas com medo. Os fiéis estão rezando, vem um e rouba a bolsa, depois vem o outro e pega um cordão. É muito triste”, relata o padre.
Catedral de Fortaleza é alvo de segundo furto em menos de 24 horas por isso nós fechamos a igreja cedo. Para tentar proteger os fiéis e até nós mesmos. Um período atrás já cheguei a fechar a igreja por umas semanas, porque não temos proteção”, explica.
A igreja foi inaugurada em 1730, quatro anos depois da fundação de Fortaleza.
Catedral pede socorro
O padre Clairton Alexandrino de Oliveira também é o pároco da Catedral de Fortaleza, no Centro, e lamenta os danos sofridos pela igreja, alvo constante de vândalos e ladrões. Em busca de tentar minimizar os danos, a paróquia teve que tomar algumas atitudes para proteger os bens materiais.
Apesar disso, nem mesmo grades, correntes e cadeados impediram que ladrões levassem compressores de ar da Catedral. Em quatro meses, 12 compressores de ar foram furtados da catedral, contabiliza o pároco.
Fonte: Tribuna do Ceará.