jun
2
2017

SOBRAL – LEI x BOM SENSO: A tão denunciada “industria da multa” em Sobral.

Pelo jeito, a Secretaria que mais arrecada na prefeitura de Sobral não é a de finanças, mas a Secretaria que gerencia a “Guarda Municipal de Sobral”, com a tão denunciada pelos sobralenses,  “industria da multa”.

O negócio começa cedo, com os Guardas Municipais espalhados em praças e ruas de nossa cidade, que mais parece, com o devido respeito, “cães farejadores”, fuçando, cheirando, até encontrar uma vítima para contentar seu prazer. O Guarda não dialoga mais com ninguém, vai logo com o bloco de multas na mão e sem saber os “motivos,” vão metendo a caneta sem pena e nem dó.

Eles simplesmente anotam sua placa e com poucos dias chega em sua casa o aviso de multa, que poderá servir para uma possível defesa, que dificilmente a vítima ou infrator como queira chamar, consegue vencer nos argumentos.

No mercado público de Sobral, as principais vítimas tem sido os comerciantes, que estão sendo prejudicados com as vendas de seus produtos. A venda acontece e o cliente fica praticamente proibido de sequer estacionar seu carro ou moto em frente a loja, para que em poucos minutos, seja colocados ali suas compras. Não confundir “parar por minutos” com estacionar definitivamente. Infelizmente o que se escuta do comerciante, é que acabaram com o mercado de Sobral.

Com relação aos locais de estacionamentos, continua sendo um grande problema. Temos a impressão de que a prefeitura quer que as pessoas deixem seus veículos em casa e venha trabalhar de “mototáxis” e ou de VLT. Não existe estacionamentos disponíveis no centro. As praças e espaços que foram construídos no centro,  não levaram em conta a realidade  de uma cidade que não se preparou para ter uma população de mais de 200 mil habitantes.  Soube que circulam em média, mais de 70 mil veículos por dia no entorno do centro de nossa cidade, com suas ruas estreitas.

Ressaltar que muitas ações foram feitas no sentido de resolver essa situação, mas o que se nota é que a industria da multa, o vetor da arrecadação, tem sido o maior objetivo de tudo isso.

Acho que o bom censo ainda deveria prevalecer, mas o que se ouve é reclamações de casos de “arrogâncias”, pessoas sendo tratadas com ignorância, por parte de alguns “guardas” que trabalham no nosso transito.

“Se todo poder emana do povo”, o povo não pode ser tratado como “inimigo”, principalmente por aqueles a quem foi delegado o poder de lhe representar. O que se nota em Sobral é que o povo virou inimigo da administração, e o velho e bom diálogo, simplesmente “desapareceu”… Aqui, infelizmente a LEI se sobrepõe ao BOM SENSO, notadamente, entre quem paga e quem recebe. Ressaltar que sou a favor da LEI, mas acho que o “bom senso” cabe em qualquer lugar.

Para não complicar ainda mais, vou evitar falar algumas “bobagens” que me dizem.

É assim que vejo…

Fonte: Sobral Agora.

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos