13
2017
CEARÁ – ATENTO: Termina dia 31 de maio a vacinação contra a Febre Aftosa.
Termina dia 31 próximo o prazo para que produtores vacinem o rebanho contra a febre aftosa, alerta a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri). Para cada animal não vacinado a multa cobrada é de R$ 17,00.
A etapa de vacinação teve início em 02/05/2017 e terminará em 31/05/2017, a vacina já está disponível nas revendas de produtos de uso veterinário, para aquisição por parte dos pecuaristas, não deixar para os últimos dias, para evitar atropelo e até falta de vacina de última hora.
No corrente exercício, o Estado conseguiu também mudar a estratégia de vacinação, sendo realizada a primeira etapa, em maio /2017, para todos os bovinos e bubalinos; e na segunda etapa, somente os animais de até 24 meses de idade para as duas espécies retromencionadas. Para que o objetivo seja alcançado, o índices de cobertura vacinal terá que ser superior a 90% dos rebanhos bovinos e bubalinos e 80% nas propriedades detentoras desses rebanhos, no estado do Ceará, nas duas etapas de vacinação, nos meses de maio e novembro.
Os avanços de risco desconhecidos, para livre de febre aftosa com vacinação, deveu-se às participações de parcerias importantes, entre ADAGRI, EMATERCE, FAEC e FETRAECE, por meio dos seus Sindicatos, PREFEITURAS MUNICIPAIS, através de suas Secretarias, a Imprensa de modo geral, Agentes de Saúde, Lideranças Comunitárias e os próprios criadores, que são os responsáveis pela vacinação, e os principais beneficiados com a erradicação da doença.
Fonte: Adagri -CE