17
2017
CEARÁ – GUERRA: Presidente do Conselho Penitenciário do Ceará diz que a crise nos presídio pode está apenas começando.
Estamos ferrados!!!
Em entrevista nesta terça feira(17) á Rádio Plus FM, o presidente do Conselho de Política Penitenciária do Estado do Ceará, em nome da OAB-CE, advogado Claudio Justa, disse que a situação que vive os presídio brasileiro já era previsto de acontecer e que a questão não se resume somente a isso, pois o problema pode está apenas começando.
Segundo Cláudio Justa, a crise não é nos presídios, mas no sistema de segurança publica, que não se adequou a nova realidade do crime, que percebendo essa fragilidade dos governos, se organizou, cresceu e criou sua própria lei.
No geral, a população carcerária do Estado é maior que muitas cidades do Ceará, gira em torno de 25 mil pessoas. Desta população, aproximadamente 60% dos presos encarcerados vivem a situação da falta do “julgamento final” por parte da justiça, não tendo ainda uma condenação em definitivo. Porém, permanecem juntos com presos condenados.
Outro dado interessante discutido pelo advogado Cláudio Justa, se dar no quesito negociação nos presídios durante as rebeliões. A Policia Militar e Civil não está preparada para esta missão. Sempre que acontece rebeliões é solicitada a presença de policiais específicos para o caso. Ou seja, não há preocupação do Estado em preparar seus policiais para situações complicadas que ocorrem nos nossos presídios. E tome confusão!!!
A entrevista de Cláudio Justa aconteceu na manhã desta terça(17) no programa Ceará News da Rádio Plus FM.
Fonte: Sobral Agora.