26
2017
CEARÁ – BOA: Sindicato dos Policiais Civis se reúne com o Secretário de Segurança Pública do Ceará.
Na manhã da última quarta feira, 25, a diretoria do Sindicato dos Policiais de Civis de Carreira do Estado do Ceará – SINPOL, foi recebida pelo Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, André Costa.
A conversa, que foi levada de forma franca e envolta em um diálogo aberto, teve início com as boas-vindas oficiais ao novo secretário, que teve o seu nome anunciado pelo governador no início do mês.
A pauta principal do encontro foi a reestruturação salarial, demanda aguardada pela categoria desde 2008, quando foi instituído o nível superior. Entretanto, o salário é menor do que algumas carreiras de nível médio dentro do próprio estado. O Sinpol apresentou, também, o grande problema de evasão de policiais civis, exatamente por conta desse baixo salário e pontuou que o efetivo vai diminuir mais ainda devido às leis das promoções, resultando em diversos pedidos de aposentadoria. O sindicato vai acompanhar, junto ao departamento de recursos humanos, o quantitativo de escrivães e inspetores que estão pedindo aposentadoria agora por conta da descompressão e encaminhar à Secretaria de Segurança, informando-os acerca desses números, com o fito de possibilitar a convocação da terceira fração de aprovados da primeira turma e cadastro reserva.
Além disso, foi apresentado ao secretário, de forma minuciosa, um cenário geral com a situação da categoria e o sentimento de desmotivação, especialmente em relação à escrivães e inspetores. A diretoria do sindicato ilustrou a prévia boa relação com o governo e que, com alguns percalços no caminho, houve um desentendimento, culminando nas duas greves em 2016. Com relação aos descontos, foi pedido que se analisasse a questão, solicitando formalmente, que, através da Secretaria de Segurança, fosse determinado à Delegacia Geral a recomposição das horas não trabalhadas. Ou seja: os policiais devem cumprir a carga que não trabalharam durante a greve e, assim, ter restituído os valores bloqueados.
Dentre as demandas mais específicas discutidas durante a reunião, destacam-se:
– A questão do concurso. Aqui, foi frisada principalmente a questão da convocação da terceira fração dos aprovados da primeira turma;
– Criar, no IJF, uma ala reservada para os profissionais de segurança, para que os policiais tenham um atendimento diferenciado, caso sofram acidentes em serviço ou fora (não só policiais civis, mas para todos os profissionais de segurança pública);
– A questão da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), em que o Ceará é o único estado do país onde escrivães e inspetores não pilotam;
– O protocolo com pedido para que haja a reativação da Mesa Setorial da Segurança Pública, uma vez que é a partir das mesas setorias que são levadas as pautas menores para a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP).
A diretoria do Sinpol finalizou o encontro com uma excelente impressão acerca do novo secretário, que mostrou-se um homem comprometido não apenas com o órgão público, mas também com a figura humana, com o intuito de valorizar o policial que se arrisca em defesa da sociedade. O Sinpol espera ter nele o apoio às questões que envolvam a valorização da instituição policial civil e deseja ao novo secretário uma gestão repleta de grandes realizações no combate à criminalidade no estado.
Fonte: Site do SINPOL-CE.