11
2016
CEARÁ – SELO UNICEF: Certificação dos Municípios contemplados aconteceu neste sábado(10).
As cidades de Massapê, Morrinhos, Forquilha, Groaíras e Sobral estiveram juntamente com outros municípios, recebendo na manhã deste sábado(10), a certificação do “Selo UNICEF.” A solenidade aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, com caravanas vindas de várias cidades do Ceará.
O Selo UNICEF é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.
Sobral conquista o selo pela sétima vez consecutiva.
Massapê, Morrinhos e Forquilha vem mantendo essa conquista com muito mérito pelos gestores atuais. No caso do município de GROAÍRAS, foi um fato inédito, nunca o município tinha sido contemplado com essa honraria, uma conquista da ótima administração feita pelo prefeito Adail Melo(PT) e todo o seu secretariado.
Edição 2013 – 2016 – Ao aderir a nova Edição do Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se.
A metodologia do Selo prevê a realizações de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.
Pacto do Semiárido – O Selo é a principal contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, compromisso assumido ou renovado por governos (Federal, dos estados e municípios), sociedade civil, empresas e organismos internacionais, durante cerimônia de encerramento da Edição do Selo 2009 – 2012, em Brasília. A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e reduza as disparidades regionais.
O novo ciclo do Selo UNICEF Município Aprovado no Semiárido será realizado com o apoio do Governo Federal, PETROBRAS, Fundação Telefônica, COELCE e CEMAR, em parceria com organizações não governamentais, responsáveis pela implementação das atividades em 10 Estados da região.
Fonte: Sobral Agora.