7
2016
CEARÁ – É TRISTE: UFCA ocupada contra a PEC 241/55
Daqui a pouco chega em Sobral. O movimento de ocupação das Universidades e Escolas Públicas é uma luta contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 55 (241 na Câmara), que impõe um teto para os gastos públicos do governo federal
Os acadêmicos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizaram uma ocupação no Campus Crato da instituição. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (7) após assembleia dos manifestantes. Os membros do movimento decidiram também pela greve dos alunos que segue por tempo indeterminado até uma nova avaliação prevista para o dia 11 de novembro.
Eles lutam contra a o Projeto de Emenda à Constituição (PEC-55) que tramita no Senado Federal. O projeto já foi aprovado em dois turnos pela Câmara dos Deputados Federais e aguarda parecer das comissões para ser posto em votação.
O problema, conforme os acadêmicos, é que a emenda à Constituição estabelece limites de gastos para o governo em áreas como saúde e educação, além de vários outros setores das gestões pelos próximos 20 anos. A situação provocaria vários cortes de gastos em áreas essenciais para a assistência à população.
Além dos estudantes, os servidores técnico-administrativos também estão em greve com vistas na mesma causa. Já os professores da universidade e das outras duas federais no Ceará decidiram em um plebiscito que não devem paralisar as atividades como questionava a consulta.
Além da UFCA, a Universidade Regional o Cariri (Urca) também teve sua reitoria ocupada por alunos que lutam em prol do movimento “Não à Pec 241/55”. Em todo o País, estima-se que mais de mil instituições estejam ocupadas. O movimento de ocupação contra a PEC começou no dia três de outubro no Estado do Paraná.
Via site Miséria