26
2016
CEARÁ – SAÚDE: Voluntários tomam vacina brasileira contra a dengue
Espera-se que cerca de 1,2 mil fortalezenses entre 2 e 59 anos participem.
Em Fortaleza, cinco voluntários tomaram nesta segunda-feira (25) as doses testes da primeira vacina brasileira contra a dengue. O Ceará é o primeiro estado no Nordeste a receber estes testes clínicos. Espera-se que cerca de 1,2 mil fortalezenses entre 2 e 59 anos participem do processo. 400 voluntários já estão inscritos.
A vacina e o acompanhamento dos voluntários acontece na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio e estão sob orientação do professor e pesquisador Ivo Castelo Branco.
Antes de tomar a dose, os voluntários devem ser entrevistados por uma enfermeira que repassa todos os detalhes da pesquisa.
Em seguida passam por um exame médico em que são analisados seus sinais vitais e histórico de doenças. O voluntário ainda passa por exame de sangue.
Em todo o Brasil, 17 mil voluntários participarão do teste. Após tomar a vacina, os voluntários devem ser acompanhados por uma equipe por cinco anos para verificar a proteção fornecida, sendo que nos 28 primeiros dias devem anotar em um diário tudo o que sentirem no período.
Fonte: CNEWS