29
2016
SOBRAL – SÓ DEUS: A Segurança Pública está perdendo a “guerra” na capital e agora no interior. É Triste…
Sobral viveu durante praticamente todo o dia de ontem uma verdadeira “reviravolta” em termos de segurança publica. Uma multidão de pessoas se auto intitulando participantes de alguma “Gangue” se encontrando em diversos bairros da cidade, deflagrando um “pacto de paz” entre rivais antigos. As brigas entre os bairros Santa Casa e Tamarindo, Alto Novo, Padre Palhano e Sumaré, Terrenos Novos e Vila União, Parque Silvana e Alto da Brasilia, Sinhá Sabóia, Parque Santo Antonio, Dom Expedito e Cohab II, todas chegaram ao fim. Você acredita nisso?…
Embora o “pacto” tenha ocorrido entre os participantes dessas “gangues”, há quem acredite que a PAZ não vingue. “Não tem como conviver pacificamente com um cara que matou o meu irmão, como se agora nada tivesse acontecido”, nos confidenciava um jovem do bairro Padre Palhano. Outro depoimento que ouvi: “Tu achas que vamos perdoar o cara que matou nosso primo na Escola da Noelia?”(referindo-se ao Bebê que matou a golpe de facão um jovem na Escola Monsenhor José Gerardo). E assim, muitos estão sem saber o que fazer para cumprir este “pacto da paz”.
Outros jovens que conversamos acreditam que o negócio é sério e quem não cumprir pode se dar mal. Mas soube, que no Sinhá Saboia houve resistência de integrantes da galera do pantanal com o pessoal do “sovaco da cobra”. Ali a rivalidade é grande.
fragilidade do Sistema…
Mas o fato é que o “movimento” aconteceu e mostrou a fragilidade do sistema público de segurança no Ceará. Na tarde de ontem, o Comandante da PM de Sobral, em entrevista a imprensa, se admirava com a quantidade de pessoas envolvidas nessas “gangues”, dado o número de presos já existentes nas cadeias e presídios da nossa cidade. Outro fato que chamou atenção das autoridades, foi a quantidade de mulheres que participam desses grupos, muitas delas foram presas por enfrentar a Policia Militar, tentando impedir o trabalho dos policiais.
As autoridades da Segurança Pública do Estado do Ceará, estiveram por aqui, com o mesmo BLÁ..BLÁ..BLÁ de sempre, muito miolo de pote e pouca ação. Estão perdendo a “guerra” na capital e agora começam a perder no interior. O Helicóptero do CIOPAER não apareceu durante o dia, quando aconteceu a movimentação, deu as caras somente no inicio da noite, sobrevoou alguns bairros, mas sem muita serventia. A prisão de alguns vândalos envolvidos, se deu pela bravura dos nobres policiais da PM que mesmo com poucas viaturas e um quantitativo pequeno de policiais conseguiram “fechar” as porteiras em alguns bairros.
Não sabemos o que vai acontecer a partir de agora com esse “pacto”. Qual o verdadeiro objetivo? Fala-se nos bairros no nome de duas facções perigosas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o “Comando Vermelho e o PCC”, que estariam por trás de tudo isso. Qual o interesse nisso tudo?…Que garantias teremos de nossas vidas? … E a paz vai reinar de verdade???…
REAL – As imagens mostram gangues do bairro Alto do Cristo, Sumaré, Padre Palhano se encontrando para fazer um “pacto pela paz” … Soube que em Fortaleza este PACTO já foi quebrado e a matança embora tenha diminuído na época, mas já voltou a crescer.
Fonte: Sobral Agora.
Fotos: Blog Sinhá Sabóia.