18
2016
SOBRAL – Rebelião na PIRS: Presos armados para a guerra, desafiam a Segurança Pública do Estado.
O sistema prisional brasileiro precisa urgentemente rever suas leis. As cadeias e presídios superlotados e dentro desses espaços prisional reina um verdadeiro arsenal de armas brancas. Como isso entra nos presídios, só Deus sabe.
A rebelião que está acontecendo no Presidio Industrial(PIRS) de Sobral que teve inicio na tarde desta sexta feira(17) mostra um pouco dessa realidade. Tive informações que na PIRS já existe uma lotação acima da sua capacidade normal e que nessa semana teria recebido pelo menos 40 presos vindos dos presídios de Fortaleza, elementos que estiveram participando das rebeliões que ocorreram nas CPPLs situadas em Itaitinga e Caucaia.
A superlotação é um das principais reclamações dos agentes penitenciários da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinho (CPPL II), em Itaitinga. Conforme o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp), a unidade atualmente abriga cerca de 1.800 presidiários para um efetivo de sete agentes, são mais de 250 presos para cada funcionário.
Em Sobral, a situação não é diferente, e o resultado de tudo isso é essa bagunça promovida de forma organizada, que envolve os presos e seus familiares. Soube que famílias estão de plantão nos portões da PIRS em busca de informações de seus parentes que estão ali aprisionados. A situação é muito grave.
Veja imagens divulgadas pelos site sobral24 horas, que mostra a realidade que está sendo vivida dentro da PIRS de Sobral.
Fotos: Sobral 24 horas
Fonte: Sobral Agora.