12
2016
SOBRAL – Prefeito Veveu através de Decreto, cria mais 19 vagas de mototáxis e deixa mototaxistas preocupados.
O negócio de Mototáxis está esculhambado em Sobral. Já são mais de 730 mototaxistas que deveriam dar cobertura na sede de Sobral e nos distritos, mas a realidade mostra outra situação. E o prefeito Veveu acaba de criar mais 19 vagas.
As vendas de vagas confirmam isso. Não é atoa que temos Mototaxistas que residem em Santana do Acaraú, Massapê, Groaíras e outros municípios da Região Norte e que todos dia convergem para cá, trabalham um expediente só e depois voltam para o seu município e origem. A maioria trabalham como “donos da vaga” ou como “substitutos”.
Soube em conversa na Câmara Municipal, que nessa história de substituto, tem comerciantes de Sobral que detém mais de uma vaga de Mototaxistas e que aluga por até r$ 2 mil reais mensais a um substituto. O custo de uma vaga dessa está avaliada em mais de 50 mil reais.
E para completar a bagunça, soube que um decreto do Prefeito Veveu Arruda, que não foi apreciado pela Câmara Municipal já criou mais 19 vagas de Mototáxis para titulares. Segundo alguns Mototaxistas que conversaram conosco, esse “aumento”, está sendo taxados por Eles como “esmola politiqueira”, que só vai prejudicar o sistema já tão bagunçado.
Um Mototaxista teria me confidenciado que as 19 vagas estariam atendendo solicitação de “vereadores da base aliada do Prefeito Veveu”, que já seria carta marcada.
Apesar dos 732 vagas já existentes, a Lei permite que o prefeito Veveu possa aumentar em até 750. O problema é que mesmo com mais 19 vagas, o povo vai continuar andando em “Mototáxis Pirata”, que devida a desorganização do Sistema, os bairros e distritos continuarão a reclamar do serviço prestado, que se concentra na sua quase totalidade em ruas do centro de Sobral.
Soube que dos mais de 730 mototaxistas existentes, apenas 50 contribuem com o Sindicato dos Mototaxistas de Sobral e que poucos respeitam a autoridade do dirigente sindical.
A Categoria é forte, mas infelizmente é muito desunida.
Com a palavra a Secretaria competente.
Fonte: Sobral Agora.