1
2016
CEARÁ – POLICIA: Empresários são presos por rombo de R$ 50 milihões na Caixa
A Polícia Federal capturou 11 empresários e dois gerentes da Caixa Econômica Federal nesta quarta-feira (1). Duas pessoas seguem foragidas. As prisões são resultados da Operação Caixa Preta, que investiga um rombo superior a R$ 50 milhões na estatal. Os presos prestam depoimentos na superintendência da PF.
Foram expedidos 38 mandados: 15 de prisão temporária e 23 de busca e apreensão. As medidas judiciais foram expedidas pela 32ª Vara da Justiça Federal.
A operação tem por finalidade, desarticular uma organização criminosa que cometeu fraudes em empréstimos concedidos pela Caixa em Fortaleza. As investigações mostram que o grupo era formado por servidores do banco, empresários, contadores e pessoas físicas usadas como “laranjas” de empresas de fachadas. Esses empreendimentos foram criados para obtenção de empréstimos fraudulentos ou destinatários dos recursos.
De acordo com a Polícia Federal, inicialmente a quadrilha aliciava pessoas para integrar o quadro de sócios de empresas fictícias. Em seguida, os criminosos criavam documentos falsos para solicitar pedidos de empréstimo. Os investigados responderão por estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupções ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Fonte: CNEWS