4
2016
CEARÁ – Governo da Insegurança: Presos abrem buraco em cerca da CPPL II e fogem.
A população cearense está numa situação de total insegurança. Os presídios que deveriam segurar os detentos tidos como perigosos, agora virou “casa de passagem”, Os presos estão fugindo do jeito que querem. Lamentável…
Cerca de nove detentos fugiram da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinho (CPPL II), no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na madrugada deste sábado, 4. A Secretaria de Justiça (Sejus) trabalha com a informação de que seis teriam fugido da unidade, mas o número oficial, no entanto, será confirmado somente na próxima segunda-feira (6), quando será realizada a contagem dos presos.
No Facebook, a página Forças de Segurança no Ceará relata a fuga de nove detentos. Os presos teriam fugido das vivências A, B e C.
Os presos fizeram um buraco na cerca da CPPL II, uma das unidades que está sob atuação extra de homens da Força de Segurança Nacional. Há uma semana, um efetivo de 120 policiais da Força atua para reforçar a fiscalização no entorno dos presídios.
Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, até mesmo drones estão sendo utilizados para monitorar os complexos penitenciários na Região Metropolitana de Fortaleza. Esses equipamentos, controlados remotamente, fazem tomadas aéreas, que permitem o mapeamento das áreas e identificação de movimentação dentro e fora das unidades prisionais.
Não há informação, no entanto, se a CPPLL II é uma das unidades monitoradas por drones. A Força de Segurança foi solicitada para contar a onda de violência nos presídios, após a decretação de uma greve dos agentes prisionais que durou menos de 24 horas, mas deixou um saldo de destruição e violência nas unidades prisionais. Dezoito presos foram mortos durante as rebeliões.
Fonte: CNEWS