4
2016
CEARÁ – Servidores da Adagri paralisam atividades em todo o Ceará. Sobral com 100% de adesão.
Os agentes e fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) entraram em greve em todo o estado. A paralisação ocorre desde dessa segunda-feira (2) e não há previsão de quando deve chegar ao fim. Os mais de 120 profissionais pedem reajuste salarial e contam que os seus ganhos estão defasados em quase 100% do salário base.
A assembleia ocorreu ainda no mês de abril, logo após a categoria ter paralisado as atividades nos dias três e quatro daquele mês. Eles alegam que o governo não está dialogando com a categoria e que várias propostas já foram enviadas para os gestores do estado, mas, até o momento, não obtiveram resposta.
Além da questão salarial, os servidores também pleiteiam a realização de concurso público para fortalecer o corpo de agentes e fiscais da agência. Os profissionais revelam que o volume de servidores é pequeno, em média menos de um fiscal para cada município.
Com a deflagração da greve se agrava ainda mais com o período de vacinação contra febre aftosa que coincide com o início da paralisação dos agentes responsáveis pela fiscalização. O movimento deve manter 31% do volume total de fiscais em atividade, em respeito à lei de greve 7783/89.
Vacinação contra a febre
Para tentar dar andamento às demandas, o Governo do Estado convocou a Ematerce para dar suporte no processo de vacinação do rebanho do Ceará. O período de vacinação ocorre até o dia 31 de maio. Apesar da paralisação, a meta de vacinar 94% do rebanho está mantida.
Em Sobral
A campanha S.O.S ADAGRI também mobilizou os funcionários da Agencia de Fiscalização na cidade de Sobral. O grupo de funcionários que trabalham na sede da ADAGRI, localizado no Parque de Exposições João Passos Dias, aderiram 100% a paralisação.
A nossa preocupação é com relação a vida do povo, que mesmo com a fiscalização intensa feita pelos fiscais da ADAGRI, ainda se vende carne em Sobral em boa parte da região, com gado abatido na “moita”. Imagine agora com a GREVE dos funcionários de órgão.
Os Agentes também fiscalizam a comercialização de frutas, iogurtes e vários outros derivados que são vendidos em nossos supermercados.
Fonte: Sobral Agora.