15
2016
CEARÁ – Placar fechado: Ceará terá 13 votos contra impeachment e oito a favor
O governador Camilo Santana (PT) divulgou na tarde desta sexta feira(15) foto em que aparece ao lado de 12 deputados federais que estariam comprometidos em votar contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) neste domingo. Mesmo ausente do encontro, Luizianne Lins (PT) também dará voto pró-Dilma, fechando placar de 13 votos anti-impeachment a oito favoráveis no Estado.
Imagem encerra dúvidas sobre votos até então indefinidos de Macedo (PP) Adail Carneiro (PP). Conforme O POVO antecipou, Adail voltou nesta sexta-feira, 15, à Câmara após ser exonerado do cargo de assessor especial do governo Camilo em Brasília. Com a mudança, saiu Paulo Henrique Lustosa (PP), que avaliava acompanhar posição do PP pelo impeachment.
Com o placar final, 36% da bancada do Ceará se manifestará a favor do impeachment – cerca de um a cada três deputados. Já os contrários ao pedido representarão 59% da bancada.
Deputado ausente
Agora, segue indefinido apenas posicionamento de Aníbal Gomes (PMDB). Aliado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos maiores defensores de Dilma, a expectativa é que Aníbal se ausente da votação sob justificativa médica – o que também beneficiaria o governo.
PLACAR DO IMPEACHMENT NO CEARÁ
Favoráveis ao pedido – 8
Raimundo Gomes de Matos (PSDB)
Moses Rodrigues (PMDB)
Vitor Valim (PMDB)
Moroni Torgan (DEM)
Danilo Forte (PSB)
Ronaldo Martins (PRB)
Cabo Sabino (PR)
Genecias Noronha (SD)
Contrários ao pedido – 13
José Airton (PT)
José Guimarães (PT)
Luizianne Lins (PT)
Ariosto Holanda (PDT)
Leônidas Cristino (PDT)
Vicente Arruda (PDT)
Gorete Pereira (PR)
Chico Lopes (PCdoB)
Domingos Neto (PSD)
Arnon Bezerra (PTB)
Odorico Monteiro (Pros)
Adail Carneiro (PP)
Macedo (PP)
Sem definição – 1
Aníbal Gomes (PMDB)*
* Deve se ausentar sob justificativa médica