28
2016
CEARÁ – Fortaleza é tomada por protestos nesta quinta-feira
Profissionais da educação e estudantes da rede estadual de ensino realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (28), em Fortaleza. O protesto teve início no Palácio da Abolição, em Fortaleza e seguiu até a Assembleia Legislativa do Ceará, no bairro Dionísio Torres. O ato foi organizado pelo Sindicato da Associação dos Professores dos Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc).
A categoria pede um reajuste salarial não inferior a 12,67%. Além do reajuste, os professores e os estudantes pediam melhores condições de ensino nas escolas, regulamentação do pagamento da verba de merenda escolar, entre outros.
Aproximadamente 350 pessoas participaram do ato, entre professores, estudantes e pessoas ligadas ao Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), que apoiaram o movimento.
A Secretaria de Educação informou que representantes da Apeoc conversarão com Élcio Batista, Chefe de Gabinete de Camilo Santana. Batista apresentará propostas à categoria.
Outros atos
A manhã foi de protestos, em Fortaleza. Agentes da Construção Civil protestaram na Praça Portugal. Segundo informações, os profissionais reivindicam mais segurança nos canteiros de obra da Capital. Agentes Penitenciários, por sua vez, fizeram uma manifestação na frente da Assembleia Legislativa do Ceará, durante a manhã. O grupo afirma que as condições de segurança para trabalhar em unidades prisionais é muito pouca.
Já na BR-116, na altura do quilômetro 8, sentido Fortaleza/Itaitinga, manifestantes queimaram pneus e complicaram o trânsito. A causa da manifestação não foi confirmada.
Fonte: CNEWS