21
2016
BRASIL – Eunício indica Raimundo Lyra à presidência da Comissão do Impeachment; Tucano Anastasia é relator
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE),indicou o senador Raimundo Lyra (PMDB-PB) à presidência da Comissão do Impeachment na Casa. O relator, indicado pelo PSDB, será o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).
Raimundo Lyra chegou a ser cotado para substituir Delcídio Amaral na liderança do governo no Senado, mas o escolhido foi Humberto Costa (PT). Delcídio perdeu o cargo após ser preso por obstrução das investigações da Lava Jato.
Os partidos têm até sexta-feira (22) para indicar os representantes à Comissão e dar início ao ritmo dos trabalhos. A primeira batalha no Senador já é considerada perdida pelo governo, já que é necessário apenas maioria simples para a oposição.
Porém, para afastar a presidente Dilma Rousseff (PT), são necessários 54 votos pela oposição. Hoje, a ala pró-impeachment ainda não conta com 54 apoiadores na Casa.
O Palácio do Planalto conta com o desgaste do vice-presidente Michel Temer (PMDB), que assumirá o governo durante o afastamento de 180 de Dilma, e com novas fases da Operação Lava Jato para enfraquecer a tese do impeachment.
A oposição quer que o processo dure o menor tempo possível para prevenir desgastes e colocar Temer na presidência até 20018.
Fonte: Ceará News7