15
2016
SOBRAL – Audiência Pública na Câmara de Vereadores discute a “situação da Saúde de Sobral”
A Secretária de Saúde do Município de Sobral, Dra. Monica Lima, esteve na noite desta terça feira(15) participando de uma Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Sobral, atendendo uma solicitação do Vereador Gegê Romão(PRB), que foi devidamente aprovada pelos demais parlamentares.
Vários Vereadores da Casa Legislativa fizeram indagações á Secretária de Saúde, solicitando explicações, tais como: Reclamações de falta de medicamentos nos Postos de Saúde, demora no atendimento de urgência feita nos hospitais conveniados e outros assuntos relacionados á saúde neste município.
A Secretária de Saúde entregou a cada Vereador um relatório das atividades desenvolvidas pela sua Secretária, e fez questão de explicar as dificuldades na obtenção de medicamentos, uma situação que envolve “licitações” e ás vezes boa vontade por parte das empresas que ganham o direito de fornecer os medicamentos. Dra. Monica frisou que essa situação acontece em várias cidades do Brasil e fez questão de citar alguns Estados que também enfrentam o mesmo problema.
Vereador Gegê reclamou para a Secretária, da forma de atendimento nos Postos e disse que muitas vezes falta o esclarecimento para a população do que realmente está acontecendo. “Não basta só dizer que o medicamento está faltando e que não sabe quando vai chegar, é preciso esclarecer melhor, afinal são eles que pagam com seus impostos, pelo medicamento que estão a precisar,” frisou Gegê.
Apesar das explicações de Dra. Mônica, ficou muito nítido que quase nada irá mudar nessa situação. A Secretária alega que muitas coisas esbarram na burocracia e que tudo depende da Lei das Licitações, a 8.666, que Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Parabenizar a Câmara de Vereadores, na pessoa de Gegê Romão, saudando aos demais parlamentares, pela belíssima iniciativa. A Audiência Pública contou ainda com a presença de representantes da Santa Casa e da OAB de Sobral. Na platéia, um grande número de gerentes dos Centros de Saúde da Família e de outros setores da Saúde Municipal, que vieram logicamente acompanhar sua “Secretária” nesse embate na Casa do Povo.
Fonte: Sobral Agora.