15
2016
CEARÁ – TREMEU: Ceará registra dois tremores de terra em menos de 24 horas
Dois tremores de terra ocorreram no Ceará em menos de 24 horas, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Os sismos ocorreram nesta segunda-feira (14) e no sábado (12) na região limítrofe dos municípios de Solonópole e Jaguaribe.
De acordo com o LabSis, na manhã desta segunda-feira, foi sentido um forte abalo que derrubou objetos de prateleiras na localidade de Nova Floresta, em Jaguaribe, no limite com Solonópole, de acordo com os moradores da região. O tremor ocorreu por volta das 6h48 e teve magnitude de 3,5. No sábado, o tremor teve magnitude menor, de 2,3.
As placas tectônicas são gigantescos blocos que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). Elas estão em constante movimentação (se movimentam sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar umas das outras. Segundo ele, já foram realizadas visitas às comunidades atingidas para esclarecer a população sobre os efeitos dos tremores, já que eles não podem ser previstos.
Na quarta-feira (16), equipes da Defesa Civil do Ceará e do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vão instalar na região uma estação sismográfica para acompanhar melhor esses eventos. “Se a atividade sísmica perdurar na região, vamos instalar uma rede de estações para que possamos monitorar e estudar com mais profundidade essas ocorrências”, diz Brandão.
Semana passada
No domingo (6) outros dois tremores de terra, de magnitude preliminar acima de 3.0, no Ceará, na mesma área epicentral. O epicentro fica a aproximadamente 24 quilômetros de Solonópole e a 26 km de Jaguaribe. O primeiro evento ocorreu às 17h08 e teve magnitude preliminar estimada em 3.1. O segundo evento ocorreu às 17h29 e teve magnitude preliminar estimada em 3,4.
Os tremores foram sentidos, principalmente, na região limítrofe entre os municípios de Solonópole e Jaguaribe. Em Solonópole os tremores de terra forma sentidos nas localidades de Nova Olinda, Alto Verde, Marretas e Bom Jardim, onde teria rachado as paredes de uma casa. No município de Jaguaribe, nas localidades de Feiticeiro, Nova Floresta e Palha.
Dada a magnitude dos eventos é possível que outros eventos ainda venham a ser sentidos pela população embora, como sempre afirmamos, ser impossível prever a evolução de qualquer atividade sísmica.
Fonte: G1.Ce