9
2016
CEARÁ – CUSPIU: Deputado Odorico Monteiro troca o PT pelo PROS. Eita voto mal dado…
A anunciada saída do deputado federal Odorico Monteiro do PT finalmente se concretizou. Odorico sai reclamando perseguição, mas suas justificativas não convencem as lideranças do partido. Odorico trocou o PT pelo Pros. A repercussão no PT da decisão de Odorico é muito negativa. Os petistas ouvidos pelo Ceará 247 não acreditam na justificativa apresentada pelo deputado.
Ceará247 – A saída do deputado federal Odorico Monteiro do Partido dos Trabalhadores era uma novela que vinha se arrastando há vários meses. Odorico trocou o PT pelo Pros. No Ceará, o Pros está sob a presidência do advogado Leandro Vasques, por indicação do ex-presidente da OAB-Ce, Valdetário Monteiro, irmão de Odorico, que foi convidado para assumir o cargo mas não aceitou em função das últimas eleições da OAB, quando disputou uma vaga para integrar o Conselho Nacional de Justiça, representando a instituição. Valdetário foi um dos principais articuladores da candidatura de Odorico a deputado federal.
Inconformado com os espaços que ocupava na direção do partido, o deputado Odorico Monteiro vinha organizando sua ida para o Pros com várias declarações públicas, atacando o principal dirigente do PT no Ceará e líder do governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães.
Procurado pelo Ceará 247, Guimarães disse que não falaria sobre o assunto. “Essa é uma decisão de foro íntimo e só ao Odorico cabe falar sobre sua decisão. No momento não tenho nada a dizer sobre isso. As tarefas que tenho como líder do governo não me deixam tempo para entrar em picuinhas”.
O presidente do PT no Ceará, Francisco de Assis Diniz nega qualquer perseguição a Odorico Monteiro e diz que isso é “paranoia” do deputado. Segundo ele, Odorico sempre quis ter destaque dentro do partido, sem nunca ter construído as bases para isso. “O PT não é um partido de ‘celebridades’. Para ter influência nos rumos do PT é preciso estar na discussão com as bases e viver o cotidiano do partido. Não adianta querer vir por cima. O Odorico nunca entendeu isso”.
De Assis disse ter procurado várias vezes o deputado para tratar do assunto, inclusive, através de um convite oficial da Comissão Executiva do partido, mas ele nunca atendeu os chamados. “Sempre soubemos disso pela imprensa ou por companheiros que foram assediados por ele para também sair do partido. E até agora, ele não nos comunicou nada oficialmente. É uma grande desconsideração com um partido que sempre o acolheu e onde ele sempre ocupou espaço de destaque nas administrações petistas”, em Icapuí, em Quixadá, em Fortaleza, no governo federal e até em governos aliados, como foi o caso de Sobral, com o aval do PT. É muito doloroso para nós receber tanta ingratidão, da forma como ele está fazendo”.
Para De Assis, o deputado comete uma grande injustiça do José Guimarães. Segundo ele, a história de Guimarães no PT é de construção interna, sempre procurando a unidade do partido e de profunda relação com as bases. “Por isso Guimarães é tão respeitado por todas as tendências”.
De Assis disse ainda que também estranhou Odorico querer que o partido tivesse financiado a campanha dele. “O PT não financiou a campanha de nenhum parlamentar. Porquê deveria financiar o Odorico? Quando ajudamos nas eleições proporcionais, o que é muito raro, o fazemos de forma hegemônica, sem privilegiar ninguém. Às vezes, em campanhas ajudamos com santinhos ou cartazes, mas é só”.
O vereador Deodato Ramalho também criticou a decisão de Odorico Monteiro. “Nós conhecemos verdadeiramente as pessoas nos momentos de dificuldade. Essa justificativa do Odorico não se sustenta. A vida dele no PT sempre foi nos espaços de poder que o partido proporcionou a ele, desde quando ele foi secretário na primeira prefeitura do PT, em Icapuí. A trajetória dele sempre foi em cargos no PT. Todo o cabedal político que ele acumulou para ser hoje deputado federal, foi lastreado nas oportunidade que o PT deu a ele, inclusive, o último cargo, no ministério da Saúde, de onde ele saiu para ser candidato”.
Deodato se disse ainda profundamente atingido pela decisão de Odorico. “Eu me sinto particularmente atingido porque contribui para a eleição dele. Eu respeito quem sai por uma posição ideológica. Mas a atitude do Odorico se confunde com o que há de pior no fisiologismo político, na busca de poder”. Sobre os ataques que Odorico Monteiro faz ao deputado federal José Guimarães, Deodato é incisivo. “É estranho que só agora, ele questione a liderança do deputado José Guimarães. Ele sempre foi aliado dele e nunca questionou”.
A deputada estadual Rachel Marques também se pronunciou sobre o assunto. Ela diz respeitar a decisão de Odorico, mas não aceita os motivos alegados. “Problemas de disputa interna no PT não justificam essa decisão. Ele dever ter outros motivos. Eu respeito a decisão, mas o que ele está alegando não e razoável”.
Fonte: Ce247.
DO SOBRAL AGORA…
Esse cuspiu no prato que comeu. Tudo que teve na vida política veio ás custa do PT, inclusive a confiança de todos os petistas, infelizmente não soube preservar. Alegar falta de espaço, não condiz com a luta dos verdadeiros petistas. No PT sempre há de se lutar por espaços, faz parte da democracia partidária.
Odorico Monteiro agora vai atender ao “Cachimbão do PROS’. E aos petistas que acreditaram e levantaram a bandeira desse deputado, lamentar o voto perdido.
Eita vota mal dado…
Fonte: Sobral Agora.