28
2016
BRASIL – GOLPE: Gilmar Mendes promove evento em Portugal para apresentar o golpe em marcha no Brasil à Europa
O IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito Constitucional, do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público) – de propriedade do Ministro Gilmar Mendes, do STF – em Lisboa pretendia apresentar o golpe em marcha no Brasil à Europa.
Gilmar articulou levar com ele os principais atores políticos pró-impeachment: Michel Temer, Dias Toffoli, José Serra e Aécio Neves.
Com patrocínio da Itaipu Binacional, CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Fecomercio do Rio de Janeiro, a ideia do evento seria atrair o governo português e grandes juristas do país. A inauguração foi marcada para 31 de março.
O evento incomodou o governo e juristas portugueses. Segundo o portal Publico.pt (o .pt é uma coincidência e se refere a Portugal na internet), o presidente português Marcelo Rebelo de Souza – anunciado como orador no encerramento do evento – não deverá comparecer. Fonte do governo português, ouvido pelo Publico, declarou que por “problemas de agenda”, dificilmente ele comparecerá. Fontes em off admitiram o incômodo com o que parece ser “um governo brasileiro no exílio”.
Nesta sexta-feira (25), o vice presidente Michel Temer cancelou sua participação no evento, onde faria a palestra de abertura. Alegou a reunião que o seu partido, o PMDB, programou para decidir sobre a saída ou não do governo Dilma. (Com agencias)
(Via Sobral em revista)