10
2016
SOBRAL – Com atrasos, pobreza e luxo, assim foi o desfile das Escolas de Samba de Sobral.
Levando em conta o “esforço da Secretária de Cultura Eliane Leite,toda a sua equipe de trabalho e das Agremiações Carnavalescas”, o Carnaval de Sobral faltou respeito ao povão que compareceu ao Sambódromo Marinho Pereira.
Não teve arquibancadas suficientes para a multidão que compareceu ao evento e o tempo do desfile simplesmente desmoronou, numa demora incalculável, provando que com oito Escolas de Samba não dá prá fazer tudo num dia somente. O desfile estava previsto iniciar ás 18hs, mas começou a partir das 19h30 e daí em diante um série de atrasos aconteceram, a sorte é que as Escolas mesmo com um tempo de 50 minutos para desfilar dentro do Sambódromo, teve delas que usou apenas 20 minutos desse tempo, dado a sua pobreza de espírito e por não ter mesmo o que mostrar.
Os jurados todos professores de musicas e artes de Sobral, demonstrando que nossa cidade tem gente séria e capaz, sem desmerecer os que de fora, já estiveram por aqui.
As quatro primeiras que se apresentaram não devem sair daí, apenas mudar o lugar de colocação, com destaque negativo para a Escola de Samba Império dos Terrenos Novos, que usou 20 minutos do seu tempo de desfile e trouxe pouca coisa prá ser vista na avenida, com apenas 52 participantes. A Escola de Samba Mocidade Independente do Alto da Brasília teve uma boa evolução, mas foi prejudicada por ter tido um carro alegórico quebrado. O número de participantes exigido seria de 150 por Escola, algumas não chegaram nem perto.
No grupo tido como Especial, a disputa deverá ser acirrada, não me permitindo arriscar que será o vencedor deste Carnaval de 2016. Princesa do Samba, Acadêmicos do Dom Expedito, Estação Primeira e Unidos do Alto Cristo ousou em criatividade e demonstrou luxo na passarela, mostrando que não vieram apenas participar, mas para vencer o Carnaval de Sobral.
Apenas a Secretária de Cultura Eliane Ribeiro e o Vereador Hermenegildo Sousa Neto estiveram presentes no Camarote montado pela Prefeitura de Sobral no Sambódromo, as demais autoridades políticas por lá não compareceram.
A última Escola de Samba a adentrar ao Sambódromo iniciou seu desfile por volta das 01h30mindesta quarta feira, com um publico bem pequeno. Outro negativo da festa, o som contratado pela Prefeitura para fazer a festa na Avenida, por problemas técnicos, não teve como rodar os Samba Enredos das Escolas de Samba, a maioria gravado de última hora, ainda na base do CD pirata.
Apesar de tudo, NOTA 10 para as Escolas de Samba, um movimento que resiste ao tempo e prova que o Carnaval do Povão é aqui.
Fotos do desfile nos enviada por amigos:
Fonte: Sobral Agora.