21
2016
CEARÁ – FUTEBOL: TJDF/CE determina retorno do Guarany de Sobral
Menos de uma semana após todo o imbróglio que determinou o retorno do Tiradentes à primeira divisão, o rebaixamento do Guarany de Sobral e a permanência do Itapajé na elite, o Campeonato Cearense volta a sofrer mais uma incrível reviravolta.
Em decisão tomada pelo presidente do TJDF/CE, Jamilson Veras, o Guarany de Sobral conseguiu uma liminar para disputar a primeira divisão do Estadual, se não bastasse, agora foi o Itapajé, que retornou à Segundona.
“Eu suspenso o ato, a resolução 02 da Presidência da FCF, que decreta o rebaixamento do Guarany e acesso do Itapajé. No momento em que eu suspenso essa resolução, eu estou determinando o retorno dos clubes aos seus devidos lugares: O Guarany para a Série A e o Itapajé para a Série B”, esclareceu Jamilson Veras, que continuou. “Nos autos, em sua manifestação, a Federação reconheceu que a certidão apresentada no sábado é verdadeira e reconheceu que recebeu essa documentação. Então, como o clube atendeu as exigências legais e os critérios técnicos, ele (Guarany) deveria ter sido restabelecido de forma administrativa. Como assim (a Federação) não fez, nós agora fizemos de forma judicial”, concluiu o presidente do TJDF/CE.
Absolvição
O Guarany também saiu vitorioso no caso da suposta documentação falsa apresentada à Federação Cearense de Futebol (FCF).
O imbróglio que o rebaixou para a Segunda Divisão foi anunciado pela FCF. A entidade concedeu entrevista coletiva e informou que o clube sobralense havia apresentado uma certidão negativa de débitos inverídica e com isso, rebaixou o time e até comunicou à CBF para que a vaga na Copa do Brasil fosse retirada, perdendo o direito de disputar a competição nacional.
Só que a procuradoria do TJDF/CE se pronunciou ontem sobre o suposto documento inverídico. O Guarany não foi denunciando. Quem poderá sofrer punições são o presidente do clube, o diretor financeiro e o representante do Cacique do Vale na Federação Cearense de Futebol.
Alívio
Para o advogado do Guarany de Sobral, Eduardo Salles, a Liminar concedida pelo presidente do TJDF, Jamilson Veras, fez justiça às pretensões do clube, mas alertou: “É uma decisão liminar, que ainda vai a julgamento, mas ele levou em conta a plausibilidade dos nossos argumentos e a urgência em tomar essa decisão, por conta dos prejuízos causados pela espera”, Salles.
Fonte:diário do nordeste