16
2016
CEARÁ – FUTEBOL: Guarany de Sobral leva documentação para FCF e tenta voltar ao Estadual na próxima semana
Se o Campeonato Cearense 2016 contou com polêmicas às vésperas do seu início, também será tomada por elas com a disputa em curso. O Departamento Jurídico do Guarany de Sobral encaminhou, na noite desta sexta-feira, 15, documentação à Federação Cearense de Futebol (FCF) com o objetivo de comprovar regularidade fiscal, e pode retomar vaga no Estadual no início da próxima semana. O clube foi rebaixado da competição na quarta-feira, 14, por supostamente apresentar certidões negativas de débito falsas.
O Portal Esportes O POVO apurou com fontes ligadas à FCF que, nos bastidores, há sim a possibilidade de retorno do Cacique do Vale ao Cearense. Caso entregue a documentação fiscal correta, de acordo com o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), o clube deve viabilizar sua vaga entre os dez participantes do Estadual. Seguiria, portanto, o caminho do Tiradentes, que foi rebaixado e conseguiu voltar ao comprovar situação legal com as certidões. Quanto à acusação de falsificação, o clube aguardaria somente o desenrolar da denúncia junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Estado do Ceará (TJDF-CE).
Segundo o diretor jurídico do Guarany de Sobral, Thyago Donatto, o clube está confiante na recepção da documentação correta pela FCF. Na noite desta quinta-feira, ele se reuniu com dirigentes da entidade estadual para apresentar a documentação. “Nós viemos à Fortaleza para entregar a documentação e uma petição administrativa para protocolar. Tão logo protocolarmos, teremos novidades. Vamos comprovar a regularidade fiscal do clube, que ficou em xeque após a polêmica do documento. Será algo que poderá ajudar o TJDF e a Federação, na perspectiva de análise da denúncia. A falsidade precisa ser comprovada. Recebemos documento de um profissional de contabilidade. Temos convicção de que o clube está em dia e com tudo pronto para acertar essa documentação”, argumentou.
O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, confirmou o novo contato do Guarasol com a entidade organizadora do Estaual. Contudo, preferiu não comentar sobre a possibilidade de retorno do time e disse que é preciso esperar até a próxima semana para que a documentação rubro-negra seja analisada. “Eles (Jurídico do Guarany de Sobral) foram conversar com a gente na FCF, mas não podem protocolar nada hoje (sexta-feira), pois o expediente da FCF já encerrou”, explicou.
Devido à polêmica, dirigentes da FCF também haviam confirmado a exclusão do Guarany de Sobral da Copa do Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol, para entrada do Guarani de Juazeiro. Contudo, até esta sexta-feira, a tabela da disputa nacional segue com o Bugre sobralense como um dos representantes cearenses.
Novidades devem surgir na próxima segunda-feira. O Campeonato Cearense tem início neste sábado, 16, com o jogo Itapipoca x Uniclinic, às 16 horas, no Estádio do Junco, em Sobral. Mesmo com a competição em curso, há chances de Itapajé sair de cena e, com entrada do Guarany, novamente a tabela da competição sofrer modificação.
Fonte: O POVO/ESPORTE.