1
2015
SOBRAL – Dia Mundial de Luta contra a AIDS com várias atividades em Sobral.
Nesta terça feira, dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde, realizou várias atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
O Programa HORA DA NOTÍCIA, que é apresentado por este blogueiro, recebeu a Senhora Giovanne Melo – Coordenadora do COAS(Centro de Orientação e Apoio Sorológico) e falamos da realidade preocupante da AIDS na cidade de Sobral e Região Norte do Ceará. O COAS atende hoje a 55 municípios, tendo cadastrados com dados de 1994 a 2015, cerca de 1.580 casos confirmados de pessoas com HIV e que estão sendo acompanhados em tratamentos. A cidade de Sobral de 1994 até novembro de 2015 detém 371 casos, possivelmente até outubro de 2015.
Sinhá Sabóia…
Outra atividade importante aconteceu no final da tarde Praça Mestre Severo, no bairro Sinhá Sabóia. A mobilização dá início a campanha “AIDS: Conhecer para prevenir e cuidar!” no Município.
A partir das 17h, uma estrutura esteve montada na referida praça recebendo a população sobralense interessada em realizar teste rápido para HIV, Hepatite e Sífilis, além de verificação de pressão e glicemia capilar. O evento contou ainda com a presença de artistas locais, distribuição de camisinha, entrega de panfleto e atividade física.
A campanha segue durante todo o mês de dezembro, com realização de testes rápido nos Centros de Saúde da Família e no CAPS – AD, onde também serão distribuídos materiais educativos e preservativos. Os exames podem ser realizados no Centro de Orientação e Atendimento Sorológico (COAS) de Sobral, o resultado é entregue em apenas 30 minutos.
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi instituído para despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.
Preocupante: Dados da Secretaria de Saúde(COAS) mostram que de 1994 até 2015, possivelmente outubro de 2015, tivemos:
- Ignorado……………………………………………………………………………………………40 casos
- Homossexual………………………………………………………………………………………80 casos
- Homossexual/Drogas………………………………………………………………………….03 casos
- Bissexual…………………………………………………………………………………………….39 casos
- Bissexual/Drogas………………………………………………………………………………..05 casos
- Heterossexual……………………………………………………………………………………..173 casos
- Heterossexual C/parceiro de risco indefinido…………………………………………27 casos
- Heterossexual/Drogas………………………………………………………………………….01 caso.
- Drogas………………………………………………………………………………………………..03 casos
- TOTAL……………………………………………………………………………371 casos
A prevenção combinada é uma das metas da estratégia de aceleração da resposta adotada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) para acabar com a epidemia da doença no mundo até 2030. Pelas metas de tratamento, os países devem garantir, até 2020, que 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas, 90% destas pessoas estejam em tratamento e que 90% delas tenham carga viral indetectável, condição em que a quantidade de vírus presente no organismo é pequena.
Fonte: Sobral Agora.