21
2015
BRASIL – Deu certo: Vendas mostram que Brasil vive a febre dos SUVs
O resultado das vendas de 2015 para a indústria automobilística brasileira será, sem dúvida, catastrófico. Mas mesmo diante do cenário nebuloso, há uma luz brilhando forte: os SUVs(*). Só este ano foram lançados mais de uma dúzia de novos utilitários esportivos, e o impacto deles tem sido notável nas vendas. Numa comparação rápida, a participação destes modelos nas vendas subiram de 10,78% (2014) para 14,63% (2015), na comparação dos acumulados de janeiro até novembro. É um salto significativo visto nas ruas, por onde circulam cada vez mais SUVs
Foto: Reprodução/Autos Segredos
(*) SUV (do inglês Sport Utility Vehicle) que significa “veículo utilitário esportivo”. É um tipo de automóvel com características dos veículos de passeio e dos veículos todo o terreno (off-road) aliando conforto, espaço e versatilidade. Tem origem nos veículos para fins militares, fabricados por ocasião da II Guerra Mundial tais como os das marcas Jeep, popularmente conhecidos no Brasil como jipe.
Os SUV foram muito populares nos Estados Unidos entre 1990 e 2000. Com a subida dos preços dos combustíveis, e devido ao alto consumo exigido por esses veículos, a popularidade diminuiu.
Os fabricantes de automóveis têm conseguido novos modelos de SUV que associam moderno design, robustez e relativa diminuição do consumo. No entanto, os SUV têm recebido críticas referentes ao forte impacto causados pelo seu peso, que acarreta um aumento dos danos em caso de colisão com outros veículos.
Fonte: R7/Sobral Agora.