7
2015
BRASIL – DECISÃO: Rebaixados e promovidos: como ficaram as quatro divisões do Brasileiro
A rodada derradeira do Campeonato Brasileiro neste domingo definiu os últimos três rebaixados para a Série B. Goiás, Vasco e Avaí se juntam ao Joinville e vão disputar a Segunda Divisão na temporada de 2016. O Joinville já tinha sido rebaixado na 36ª rodada, após derrota em casa para o Vasco por 2 a 1. O Goiás teve a sua queda decretada após revés para o São Paulo no Serra Dourada. Vasco e Avaí empataram, respectivamente, com Coritiba e Corinthians e também lamentaram o rebaixamento.
Na Série B, o Botafogo confirmou o seu favoritismo e conquistou o título com duas rodadas de antecedência. Com uma arrancada espetacular, o Santa Cruz assegurou o vice-campeonato, terminando a competição apenas cinco pontos atrás dos botafoguenses. Apresentando campanhas bem sólidas, Vitória e América-MG também estarão na elite no próximo ano.
Outro clube que tem motivos para comemorar é o Ceará. Ameaçado de queda para a Série C durante boa parte da competição, o time cearense conseguiu um triunfo sobre o Macaé na última rodada e livrou o risco de rebaixamento. O resultado, inclusive, jogou o Macaé para a Série C. Com desempenhos decepcionantes, ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim farão companhia ao time carioca na terceira divisão.
Na Série C da atual temporada, o Vila Nova levantou o caneco após bater o Londrina na grande decisão. Depois de derrota por 1 a 0 na ida, os goianos atropelaram o adversário por 4 a 1 na volta e sagraram-se campeões. Comemorações ainda para os lados de Brasil de Pelotas e Tupi, garantidos na Série B. Entretanto, Icasa, Águia de Marabá, Caxias e Madureira não evitaram o descenso.
Mais uma equipe que comemorou um título foi o Botafogo-SP, grande campeão da Série D e com o acesso garantido. River-PI, Remo e Ypiranga-RS farão companhia ao time paulista na Série C em 2016.
Fonte: spn.uol.com.br