19
2015
SOBRAL – PRÊMIO BOAS PRÁTICAS: Fundação Abrinq em Sobral para conhecer a experiência do Projeto COALA.
A Estratégia Trevo de Quatro Folhas recebeu nesta quarta feira(18), visita de técnicos da Fundação Abrinq que promovem anualmente o “Prêmio Boas Práticas”.
O objetivo da visita era para conhecer a experiência do “Projeto COALA”. Os técnicos fizeram visitas a uma criança acompanhada pelo Projeto, que nasceu com peso de 566g – pertencente ao Centro de Saúde da Família do bairro Alto da Brasília e que hoje está muito bem desenvolvida. Outra família visitada, foi a de um recém nascido do distrito do Bonfim, com apenas 1 kg e 900 gramas e que também está sendo acompanhada pela equipe do COALA. Os técnico da Fundação Abrinq permaneceram durante todo o dia nesse trabalho juntamente com os técnicos do Trevo de Quatro Folhas e no final da tarde, estiveram reunidos com o Prefeito Veveu.
Prêmio Boas Práticas.
O Projeto Coala foi selecionado pela Fundação Abrinq para concorrer ao Prêmio Boas Práticas, do Programa Prefeito Amigo da Criança gestão 2013-2016, ao qual o prefeito Veveu aderiu e vem desenvolvendo políticas públicas para promoção dos direitos da criança e do adolescente.
O Projeto Coala atua para redução da mortalidade infantil de recém-nascidos prematuros, que recebem atenção médica em casa. A criança tem o peso monitorado e é submetida a constantes avaliações médicas dos sinais de risco, até atingir o peso de 2.500g, evitando os riscos de infecção hospitalar.
Com as ações do projeto, Sobral alcançou a menor taxa de mortalidade infantil da história do município, com 8,5 óbitos a cada mil nascidos vivos. Em 1991, morriam quase 67 crianças antes de completar 1 ano de idade a cada mil nascidas vivas. A queda no número de óbitos infantis foi de 87,65%.(Fonte: Blog de Sobral)
Fonte: Sobral Agora.