11
2015
SOBRAL – Eleições 2016: O Dilema “ser ou não ser” do PT de Sobral.
O PT de Sobral vive o dilema “ser ou não ser”. Por uma decisão do Diretório Nacional do PT, os Diretórios Municipais serão dirigidos em suas decisões maiores pela Direção Estadual, ou seja, caso o município decida por uma razão de sobrevivência política, ter uma “chapa própria” na corrida eleitoral para Prefeito e a Direção Estadual decidir por “coligar”, já era, vai prevalecer, sob pena de uma intervenção no diretório municipal, o que decidiu o Diretório Estadual. Esse é o dilema do PT.
E então…
Provavelmente o candidato á Prefeito pela “chapa da situação” será o Deputado IVO GOMES, que já deixou bem claro, não gostar do PT, e hoje aparece como principal “oposicionistas” na Assembleia Legislativa contra o Governo do Camilo Santana, mesmo Camilo pertencendo a Ala do PT-Cidista.
Em Sobral
A situação da competente Vereadora Christianne Coelho, pode passar por sérias complicações na luta pela sua reeleição. Informações de pessoas ligadas ao grupo político de Christianne, de que já há pessoas sendo convidadas pelas lideranças do PROS a abandonar o PT e assumir uma pré-candidatura por outra Sigla, alguns até já foram prá lá, é o caso do Secretário de Juventude Igor Bezerra e agora o Secretário de Esporte, Rosaldo Freire. Soube também, que o empresário Sidcley (Rainha) que é filiado ao PT a muito tempo, também já estaria sendo convidado a sair do PT e ir para o PDT, o novo partido do ex-governador Cid Gomes.
A tendência é o PT ir para uma “coligação mortal”, sem direito a indicar nem mesmo o “vice-prefeito”, dando de “bandeja” os preciosos “minutos” do seu tempo de TV e Rádio nos programas eleitorais, que passam a valer “preço de ouro” nos 35 dias de campanha, totalmente de graça ao PDT/PROS, que juntos podem chegar aos míseros 2 minutos, o que não significa muita coisa numa disputa eleitoral.
Acho que no contexto Estadual, o Prefeito Veveu e o Deputado José Nobre Guimarães, devem ser parceiro nessa “decisão” do PT permanecer aliado aos FGs em Sobral, porém, com a possibilidade de Ciro Gomes vir a ser indicado como pré-candidato á Presidente em 2018 pelo PDT, tenho a impressão que a situação pode tomar um novo rumo, não pelo Prefeito Veveu, mas pela Direção Estadual. O PT sonha com Lula na disputa eleitoral de 2018 e na conversa de Ciro, o tom já está mais do que explicitado, nas palavras do ex-ministro, quando já teria feito severas críticas as pretensões de Lula em 2018. Esperemos prá ver…
Informações obtidas junto a Assessoria da Vereadora Christianne, os nomes dos pré-candidatos pelo PT nas eleições de 2016: 1. Christianne Coelho; 2. Paulo Flôr; 3. Emídio Silva; 4. Raimundo do Sindicato; 5. Mário Sérgio(Agente de Endemias – Gilvan Azevedo).
Respeito quem fizer uma outra leitura desse momento político, mas essa é a minha, feita sem nenhuma intenção de atingir que quer que seja.
Fonte: Sobral Agora.