27
2015
BRASIL- Empresa da qual “André Esteves” é sócio ganhou R$ 700 milhões da Petrobras.
Eles, Globo e a mídia golpista não dizem, mas o dono do Banco BTG Pactual, o banqueiro André Esteves, preso pela Operação Lava Jato, é amigão do Senador Aécio Neves(PSDB), sendo inclusive o “patrocinador” da festa de casamento do citado Senador. Agora veja o que André Esteves fez ao longo dos anos nos contratos firmados com a empresa Petrobrás de mais de 700 milhões.
Petrobras contratou a Estre desde 2010
BTG Pactual entrou na sociedade em 2011
Maior parte dos contratos é para limpar plataformas
Estre Ambiental tem um lema: “lixo é só o começo”
O banqueiro André Esteves, preso pela Operação Lava Jato, é um dos donos da Estre Ambiental, empresa que faturou cerca de R$ 700 milhões em contratos com a Petrobras de 2010 a 2014. A maior parte dos serviços é para fazer limpeza em plataformas da estatal.
André Esteves entrou na Estre por meio do BTG Pactual, em 2011, logo depois de firmados os contratos entre a empresa e a Petrobras.
As operações da Estre com a Petrobras passaram pela Diretoria de Serviços da estatal, sob o comando de Renato Duque, um dos principais acusados de corrupção nas investigações da Operação Lava Jato.
Eis os contratos de unidades da Estre com a Petrobras listados no site da estatal (clique na imagem para ampliar):
Esses dados da imagem acima foram retirados deste documento. Como se observa, a maior parte dos contratos da Estre com a Petrobras foram obtidos na modalidade de “carta convite”.
PERSONAGEM OCULTA
A Estre já havia sido citada durante a Lava Jato, mas sempre de maneira lateral em algumas reportagens sobre o caso. André Esteves quase nunca surgiu no noticiário como um dos sócios da empresa quando o assunto era a corrupção na Petrobras.
Embora tudo ainda tenha de ser comprovado, a Estre foi citada por Paulo Roberto Costa (um dos principais delatores da Lava Jato) como tendo relações com o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano.
A sede da Estre é bem próxima do principal edifício da Petrobras, no Rio de Janeiro. O outro sócio da empresa é Wilson Quintella Filho.
O LIXO É SÓ O COMEÇO
Gigante do setor de lixo, a Estre foi fundada em 1999, em São Paulo, e tem 18,5 mil funcionários. Por conta de seus 107 clientes no setor público, atende a 14 milhões de pessoas.
O slogan da empresa é “o lixo é só o começo”. Eis os dados da empresa em seu site:
“POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO”
“Os princípios da Estre em relação à responsabilidade legal e a uma conduta comercial ética”, diz o site da empresa, “propiciam aos colaboradores o conhecimento para identificar situações de risco relacionadas a Lei Anticorrupção Empresarial brasileira”.
Fonte: Blog do Fernando Rodrigues/Uol.