1
2015
SOBRAL – Dengue em Sobral, veja como está a situação até setembro de 2015.
A Prefeitura de Sobral através da Secretaria de Saúde vem intensificando o trabalho de Combate a Dengue a sede e nos distritos. A situação embora esteja aparentemente sob controle, mas não deixa de ser preocupante.
O índice de infestação do Mosquito no município de Sobral é até dia 30 de setembro de 2015 de 0,84%, o que poderíamos dizer que “está tudo sobre controle”. Mas se nós olharmos para os números vai perceber que não é bem assim, Sobral teve durante o ano de 2014 um total de 406 casos confirmados de dengue, porém, até o final do mês de setembro de 2015 nós já tivemos 946 casos confirmados, ou seja, mais de 100% de aumento nos casos de dengue em Sobral.
Nos bairros, os mais complicados, com índice de infestação acima de 1%, fora do que é permitido estão José Euclides (Terrenos Novos) com 1,50%, Vila União com 1,29% e Alto da Brasília também com 1,29%.
Nos distritos a situação é bem mais complicada. O Distrito de Baracho tem um índice hoje de 7,97% de infestação do Mosquito. Já os distritos de Rafael Arruda o índice é de 4,72%, Jordão aparece com 3,46%, Taperuaba tem 1,34%, Bilheira com 1,22% e o Jaibaras tem atualmente 1,02% de infestação do Aedes aegypti.
Ressaltar o trabalho realizado pela Vigilância á Saúde através do centro de Zoonoses que dispões de Agentes de ENDEMIAS e o envolvimento de vários outros profissionais das mais diversas Secretarias e entidades civis. Atualmente tem espalhando em Sobral cerca de 537 armadilhas para acompanhamento da presença do Mosquito naquela área.
Com relação à febre Chikungunya e ao vírus Zyca, segundo a Coordenadora da Vigilância á Saúde, Francisca Leite Mendonça Escócia, não houve até agora nenhum caso confirmado no Município e nem na Região Norte do Ceará.
SEMINÁRIO…
Nesta quinta feira (1º) estará sendo realizado durante todo o dia, no Centro de Convenções de Sobral, um Seminário Inter setorial de ajuste e de estratégia de combate a Dengue.
Fonte: Sobral Agora.