24
2015
GROAÍRAS – NOTA 10: Três escolas groairenses ganham “Prêmio Escola Nota 10”.
Educação em alta…
As Escolas de ensino Fundamental, Júlia Elisa Farias, Nossa Sra. do Rosário(Ambas da Sede) e Alberto Alves Bezerra(Distrito de Itamaracá) estão em festa, por está entre as melhores escolas do estado do Ceará. As 3 serão contempladas com o Prêmio Escola Nota DEZ. A Escola Júlia Elisa, será premiada pelos resultados do 2 º e 5 º ano, A Escola Nossa Sra. do Rosário com o 2 º Ano e a Escola Alberto Alves Bezerra com o 5 º Ano
Cerimônia de premiação:
O núcleo gestor e os professores das referidas escolas, juntamente com a equipe da Secretaria de educação estarão em Fortaleza, para cerimônia de entrega do prêmio, junto ao Governador Camilo Santana.
Vale lembrar:
Groaíras recentemente, foi apontada pelo Índice de Oportunidade da Educação Brasileira(IOEB) como a 2ª melhor educação do Brasil.
Sobre o Prêmio:
Com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização, o Governo do Estado, por meio da SEDUC, instituiu o “Prêmio Escola Nota Dez”, através da Lei 14.371, de 19 de junho de 2009.
A Lei prevê que o prêmio é destinado para até 150 (cento e cinquenta) escolas públicas que apresentarem os critérios de: (I) ter pelo menos 20 (vinte) alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; (II) ter o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização/ IDE-Alfa situado no intervalo entre 8,5 e 10,0. Além disso, garante contribuição financeiro até 150 escolas com menores IDE-Alfa.
Em 06 de dezembro de 2011 foi aprovada a Lei Estadual 15.052, que disciplina o Prêmio Escola Nota Dez e revogada a legislação anterior, a nova legislação determina que a cada ano serão premiadas até 150 escolas públicas do segundo ano e até 150 escolas pública do quinto ano do Ensino Fundamental, também serão beneficiadas as escolas públicas em igual número das premiadas as que obtiveram menores resultados nas avaliações do SPAECE do segundo e quinto anos.
O prêmio funciona:
* Como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados;
* Como política apoiadora às escolas com menores resultados;
* Está subsidiado em um modelo a aprendizagem institucional focado na disseminação de boas práticas de gestão e pedagógica;
* Fortalecer a melhoria da qualidade na aprendizagem dos alunos do 2º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública.
Fonte: PMG.