13
2015
SOBRAL – Preocupação: A “Zika-Vírus” em Sobral…
Não sei quantos CASOS confirmado nós temos em Sobral, mas conheci neste final de semana uma amiga com a “Zika-Vírus”.
Ela é moradora do bairro Sinhá Sabóia. Visitei juntamente com minha família essa amiga, a mesma já está sendo acompanhada por seu médico particular (Dr. Jurandir). Os sintomas não deixam dúvidas que está acometida da “Zika”.
Ressaltar que os exames já foi remetido pela Secretaria de Saúde para o laboratório do Estado do Ceará. O problema é que nossa amiga está sofrendo muito, embora seja uma pessoa muito ativa, trabalhadora incansável, nós a encontramos debilitada, com inchaços pelo corpo e a “coceira” por várias partes do corpo, um dos principais sintomas dessa doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Torcemos pela saúde da amiga e nos colocamos a disposição para ajudar no que for preciso. Graças a Deus ela está sendo bem assistida.
SOBRAL…
Estamos solicitando para a Secretaria de Saúde que nos envie um relatório da real situação da(s) Dengue(s) no nosso município, no compromisso de intensificarmos ainda mais a “campanha de luta contra a Dengue na nossa Sobral”. Caso interesse, nos ligar (88) 9 9950-9450.
Conheça a Zika – Vírus.
Como ocorre a transmissão?
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido pelo mosquitoAedes aegypti. A prevenção, portanto, segue as mesmas regras aplicadas a essas doenças. Evitar a água parada, que os mosquitos usam para se reproduzir, é a principal medida.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. Segundo a infectologista Rosana Richtmann, a boa notícia é que o zika vírus é muito menos agressivo que o vírus da dengue: não há registro de mortes relacionadas à doença. A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.
Como é o tratamento?
Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.
Qual é a diferença entre dengue, chikungunya e zika?
Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Mas as doenças têm gravidades diferentes, sendo a dengue a mais perigosa.
A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.
O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.
Já a febre por zika vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias e não deixa sequelas. Não há registro de casos de morte provocados pela doença.
(Pesquisa: Globo.com.br)
Postado por: Sobral Agora.