30
2015
SOBRAL – NOTA 10: Grendene abriu suas portas para os participantes da Semana do Meio Ambiente de Sobral
Sobral comemorou sua Semana do Meio-Ambiente em uma data diferenciada em relação ao calendário mundial sobre o tema. A ideia de deslocar os eventos sobralenses para a última quinzena de junho (dias 10 a 26), possibilitou um maior intercâmbio de profissionais locais com palestrantes de outras cidades e Estados, como foi o caso de Carlos Carvalho, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Grendene S/A, que participou de um ciclo de palestras com foco nas boas práticas socioambientais das empresas instaladas em Sobral especialmente convidadas pela Prefeitura Municipal de Sobral.
O convite para que a Grendene – juntamente com a Cerâmica Torres e Construtora Mãe Rainha – mostrasse sua experiência de sustentabilidade partiu da Secretária de Urbanismo Meio-Ambiente e Patrimônio, Gizella Gomes, que destacou a importância da empresa no reuso de água como “exemplar”, além do significativo impacto social na comunidade de Sobral.
Além de apresentar seu “case” em palestra no Centro de Educação à Distância – CED de Sobral, proferida pelo Gerente de Desenvolvimento Sustentável , Carlos Carvalho, a Grendene recepcionou no dia 26/06/2015 os participantes da Semana do Meio Ambiente em uma visita técnica às suas instalações para apresentação de seus processos fabris e alguns projetos sustentáveis tais como seu gerenciamento de resíduos, eficiência energética e tratamento de esgotos com reuso de água.
Quem compôs o grupo de visitantes teve oportunidade de constatar como a Grendene atingiu os resultados de 2014 apresentados na noite anterior tais com:
- A redução do consumo de água equivalente a 50 residências de 4 pessoas em média;
- Redução do consumo de energia equivalente ao consumo de 1.350 residências
- A redução da geração de resíduos equivalente a geração de 1.053 residências.
O reuso de água é outro importante projeto da empresa o qual não lança nem uma gota de efluente na rede pública. “É importante divulgarmos como tratamos o efluente e como reutilizamos esta água tratada”, explicou Carlos Carvalho que destacou que a Grendene busca fazer mais com menos, sendo competitiva, coerente e consistente ao longo do tempo, difundindo suas boas práticas entre clientes, colaboradores e sociedade.
Informações: