22
2015
CEARÁ – Quadrilha LUAR DO SERTÃO de Sobral foi a grande vencedora do Festival ARRAIÁ DO CEARÁ.
Sobral venceu o grande Arraiá do Ceará – Festival Global promovido neste final de semana no Centro Dragão do Mar em Fortaleza. A quadrilha LUAR DO SERTÃO da Cohab I foi a grande vencedora.
Os vencedores estarão no Festival Nordeste que acontece em Pernambuco e que será transmitido pela Rede Globo Nordeste.
Confira o resultado oficial do Arraiá do Ceará 2015.
1¤ Luar do Sertão de Sobral
2¤ Junina Babaçu
3¤ Cumpade Justino
Repertório – Luar do Sertão de Sobral
Noivos – Junina Babaçu
Rainha – Cumpade Justino
Marcador – Luar do Sertão de Sobral
Casamento – Junina Babaçu
Depois de uma apresentação impecável no arraia do Ceará onde todo publico aplaudiu a quadrilha luar do sertão de pé, o grupo quadrilheiro agora se prepara para ir a Pernambuco para o Festival Nordeste.
Veja a história junina das vencedoras:
Luar do Sertão (Sobral) – “Curral grande: das tragédias das secas à seca de homens”, traz a história dos campos de concentração criados na época de seca do 15 e de 32, no Ceará, baseado na peça de Marcos Barbosa. O campo do Pirambu, mais conhecido como campo do Urubu, será representado em cenário cenográfico. O figurino engloba o céu (do amanhecer ao anoitecer), o sol, a terra e a mata seca. Na abertura, terá um campo de concentração cenográfico, a chegada de trem (maria-fumaça). Músicas tradicionais do São João embalam a apresentação. A quadrilha se apresentou no domingo, às 19h.
Junina Babaçu (Parangaba/Fortaleza) – Com o tema “A Grande Ópera Junina”, o grupo vai retratar a obra “Noite de São João”, escrita por José de Alencar e executada por Elias Álvares de Lobo. A apresentação promete mesclar o erudito e o regional com uma superprodução de figurinos atos inspirados na ópera. Os destaques são para a atuação da rainha, que representa a cigana que conta a sorte do casal de primos, os noivos, caso. Ela vai ficar em cima de uma rampa gigante representando o momento do florescer, quando todos os 60 pares aparecem com um novo figurino no meio da apresentação. O repertório traz letras com trechos da obra e de músicas regionais que se encaixam na perspectiva da obra. A quadrilha se apresentou no domingo, às 23h30.
Cumpade Justino (Maracanaú) – Com o tema “Brasília, o eldorado dos fandagos”, a quadrilha vai contar a história dos nordestinos que ajudaram na construção da capital federal. A apresentação traz paineis gigantes e uma réplica da Catedral Metropolitana de Brasília. Em momentos da coreografia, os brincantes homenageiam Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Brasília. No repertório, o grupo traz músicas que tratam da época em que os nordestinos migraram para o DF. A quadrilha se apresentou no sábado, às 00h15.
Fonte: G1.