8
2015
BRASIL – SÉRIE C: Fortaleza pressiona, empata com ASA-AL e garante liderança antes da pausa da Série C
Até o fim do mês, liderança tricolor na Série C. O Fortaleza começou a partida perdendo, mas jogou melhor e arrancou empate em 1 a 1 com o ASA, neste domingo, no Castelão, pela 4ª rodada da Terceirona. Com o resultado, o Leão se manteve invicto na competição, com dez pontos e líder do Grupo A.
Agora, o próximo confronto do Leão será somente no dia 28 de junho (domingo), contra o Salgueiro, às 19 horas, no Cornélio de Barros. Isso se dá por conta da pausa da Série C do Campeonato Brasileiro devido à realização da Copa América 2015. Tempo para a equipe de Marcelo Chamusca descansar e avaliar um início sem derrotas na temporada nacional de 2015.
Logo cedo, aos oito minutos do primeiro tempo, a zaga do Fortaleza cochilou, Didira recebeu cruzamento de falta livre para cabecear e abriu o placar para o ASA no Castelão. Mas a vibração dos visitantes no ataque não foi muito além daquele lance. O Leão esteve melhor durante a noite de domingo. Criou mais oportunidades, teve o maior domínio da bola, levantou a torcida. A superioridade, contudo, esbarrava em chances desperdiçadas pelo ataque e também pela ótima atuação do goleiro Pedro Henrique.
Jogador decisivo para o Tricolor na temporada, Pio conduziu o time nas melhores tentativas de empate. Aos 20, o meia driblou a marcação e chutou rasteiro, mas o goleiro defendeu. O camisa 1 do ASA-AL também foi buscar quando Daniel Sobralense, aos 32, aproveitou rebote e mandou um balaço contra a meta do Alvinegro alagoano. Pedro Henrique garantia o placar magro do ASA, e também alimentava a raiva dos torcedores leoninos nas arquibancadas.
O torcedor reconheceu o quanto o time tentou. No segundo tempo, a pegada do Fortaleza continuou ávida em busca dos pontos que garantissem a vantagem na liderança do Grupo A. Desde o começo dos minutos finais, lances como o de Adalberto, aos dois, Maranhão, aos quatro, e Pio, aos nove, embasavam a pressão do Leão. O “Fantasma” – como é conhecida a equipe alagoana – comandado por Vica mostrou cautela e competência para segurar o ímpeto dos anfitriões e se manter à frente no marcador.
Pelo menos até os 30 minutos. Após cobrança de falta dos alvinegros, o Fortaleza armou contra-ataque fatal com Adalberto, que tocou para Maranhão driblar o marcador e anotar o tão suado tento do Leão: 1 a 1 no Castelão, torcedores aos berros após tantas tentativas não concretizadas.
Os esforços do Fortaleza continuaram. Agora em busca da virada. E, mais uma vez, o arqueiro do clube de Arapiraca cresceu. Aos 33 minutos, Lúcio Maranhão finalizou rasteiro e Pedro Henrique salvou o ASA da derrota. Aos 42 minutos, Elias até marcou para o Tricolor, mas estava impedido e o gol foi anulado. No lance seguinte, o ASA deixou tricolores apavorados com uma bola na trave de Ederson. Apito final, tudo igual no placar. Leão ainda firme na nova campanha em busca do acesso à Série B.
Fortaleza x ASA-AL
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 7/6/2015
Hora: 19 horas
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Thyago Costa Leitao (PI) e Luis Carlos Camara Bezerra (RN)
Gols: Didira (8min/1T); Maranhão (30min/2T)
Cartões amarelos: Pio (FOR), Max Carrasco (ASA), Lúcio Maranhão (FOR)
Fortaleza (4-3-3): Erivelton; Tinga, Genilson (Genilson), Adalberto, Wanderson; Auremir, Vinícius Hess, Pio; Maranhão, Daniel Sobralense (Elias) e Lúcio Maranhão. Técnico: Marcelo Chamusca.
ASA (3-4-3): Pedro Henrique; Max Carrasco, Lucas Bahia, André Nunes; Gabriel, Marcos Antonio, Alex José, Fabio Alves; Uederson, Didira (Éverton), Valdanes (Jorginho). Técnico: Vica.
(Via O POVO)