15
2015
BRASIL – REFORMA POLÍTICA: Câmara revê idade mínima para a eleição de deputados federais e estaduais, senadores, governadores e vice-governadores
Nesta semana continua as decisões importantes sobre a tão falada “reforma política”, que na verdade tem mantido um jogo de interesses particulares de Partidos Políticos e Deputados e Senadores, numa guerra sem fim, sem levar em conta nenhum interesse da população brasileira. Confira abaixo as últimas decisões ocorridas na Câmara Federal.
A votação da reforma política segue na Câmara dos Deputados. Na última quinta-feira (11) o plenário decidiu diminuir de 21 anos para 18 anos a idade mínima para a eleição de deputados federais, estaduais e distritais.
A emenda do Solidariedade altera a Constituição Federal e foi aprovada por 337 votos contra 73.
Os deputados também aprovaram a redução na idade mínima para a eleição de governador, vice-governador e senador.
No caso dos cargos do Executivo, caiu de 30 anos para 29 anos. No caso do Senado, foi de 35 anos para 30 anos.
A nova regra foi proposta pelo relator da PEC, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele buscou ajudar o colega, deputado Wilson Filho (PTB-PB), que tem 25 anos e sonhava se candidatar a senador em 2018.
Nesta quarta (10), os deputados também aprovaram o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. Essa regra passa a valer apenas em 2022.
O voto obrigatório para maiores de 18 anos foi mantido pelos parlamentares.
(Fonte: Brasil Post)