15
2015
SOBRAL – BRASÍLIA: DNIT terá que explicar atraso nas obras da BR-222 em audiência pedida por Leônidas Cristino
As obras de melhoramentos e restauração/reabilitação da BR-222 no Ceará – entre o município de Fortaleza e a divisa com o Piauí, não foram concluídas e encontram-se paralisados em vários trechos. São exemplos do atraso nas obras a construção da variante Frios e a construção do contorno da cidade de Umirim, além da construção dos viadutos na travessia urbana da cidade de Tianguá.
Este quadro foi colocado pelo deputado Leônidas Cristino (PROS), em reunião da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal nessa quarta-feira, ao requerer a realização de audiência pública para debater a situação das obras de construção, restauração e manutenção de trechos da BR-222, no Ceará. O requerimento do deputado foi aprovado pela Comissão, que definirá a data para realização da audiência pública.
Serão convidados para a audiência pública o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; o representante da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Superintendente Regional do DNIT no Estado do Ceará, Diógenes José Tavares Linhares.
Leônidas Cristino quer obter também das autoridades convidadas informações detalhadas a respeito dos projetos e planos de execução dos contornos das cidades de São Luís do Curu e Forquilha, bem como sobre contratos de manutenção da rodovia. Segundo o deputado, alguns trechos restaurados da BR-222 já apresentam deterioração.
Outros pontos que o deputado Leônidas Cristino pretende debater e obter maiores informações são as duplicações do Anel Viário de Fortaleza e a situação do trecho entre a BR-020 e a entrada para o Porto do Pacém.
Eliomar de Lima