21
2015
CEARÁ – Ceará vacina só 30% do publico a um dia do fim da campanha contra gripe
A um dia do fim da campanha nacional contra a gripe, o Ceará vacinou pouco mais de 30% do público-alvo da vacinação. Até esta quinta-feira (21), o estado havia vacinado 30,37% do público, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde.
O Ceará tem nesta quinta-feira a quinta menor cobertura vacinal contra a gripe, segundo o Ministério da Saúde. No estado devem ser vacinadas 1.762.872 pessoas; até esta quinta, 535.341 doses foram aplicadas. O Rio Grande do Sul tem a melhor cobertura até segunda-feira, com 48,52% do público-alvo vacinado.
A Campanha de Vacinação contra Gripe termina nesta sexta-feira (22). Balanço do Ministério da Saúde mostra que até o dia 15 deste mês foram vacinados 19 milhões de brasileiros. O número representa 40% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público.
Mais de 54 milhões de doses da vacina estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a proteção de cerca de 49,7 milhões de pessoas. A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância de se vacinar no período de realização da campanha. “Agora é a hora de se vacinar e se proteger no inverno. Após a vacinação, o corpo leva duas a três semanas para gerar os anticorpos necessários para a proteção”, alerta. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Fonte: G1.