20
2015
SOBRAL – NOTA 10: SAAE abre as portas para as instituições de ensino
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral – SAAE, além dos serviços que oferecem à comunidade sobralense é campo prático para o conhecimento técnico, acadêmico e escolar.
Várias instituições de ensino procuram a Autarquia em busca da vivência pratica nos sistemas de abastecimento de água e esgoto. Neste mês de Abril, a equipe do SAAE recebe várias turmas. No dia 9, a turma da disciplina de Higiene e Inspeção, do curso de Medicina Veterinária, das Faculdades INTA, sob a supervisão do Prof. Francisco Cavalcante conheceu a Estação de Tratamento de Água – ETA Sumaré. A visita guiada pela equipe do SAAE também recebeu, no dia 15, os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Vale do Acaraú, sob a responsabilidade do MsC. Prof. Ernani C.Filho. Reconhecendo a importância da vivência com as práticas realizadas no processo de abastecimento de água, a turma do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades INTA, também tiveram acesso à ETA Sumaré, nos dias 13 e 14, deste mês, que serviu como uma das avaliações da disciplina de Ciências Sociais e Ambientais, ministradas pelo Prof. Emilio Tarlis.
Dando continuidade às visitas, os 18 alunos do curso de Agente Comunitário de Saúde, do SENAC Sobral conheceram, no dia 17, as instalações da ETA Sumaré, supervisionados pela instrutora Vanessa Colares. No mesma data, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Executivo de Formação, acompanhados pelo Prof. Arimatéia Bezerra conheceram como é o sistema de abastecimento de água e as etapas de tratamento e controle. Em 22 de abril os alunos da disciplina Química Geral, do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, supervisionado pelos professores Benedito Aguiar e João Odécio participam da aula de campo realizada nas dependências do maior complexo de produção e tratamento de água do SAAE.
A ETA Sumaré abastece a margem direita de Sobral e é composta pelo laboratório físico-químico, bacteriológico e pelas ETAS I, II e IV, que juntas produzem mais de um milhão e meio de litros por hora. A instituição de ensino ou empresa que tiver interesse em conhecer o processo de captação, tratamento, controle e distribuição da água potável precisa enviar um ofício para a sede administrativa em nome do Diretor-presidente do SAAE, Silvestre Gomes e agendar uma data para a visita.
Fonte: Assessoria de Comunicação SAAE