29
2015
CEARÁ – COPA NORDESTE: Ceará x Bahia – Recorde de público à vista… mas e a Síndrome do Castelão?
Fortaleza, CE, 28 (AFI) – Competição mais emocionante do futebol brasileiro neste primeiro semestre, a 15ª edição da Copa do Nordeste definirá seu campeão, nesta quarta-feira, a partir das 22 horas. Com expectativa de quebra de recorde de público do Brasil, o Ceará encara o Bahia tentando manter a vantagem da ida, na Arena Castelão, em Fortaleza. Além da taça, o campeão fica com uma vaga à Sul-Americana deste ano.
Todos os 50 mil ingressos colocados à venda para a torcida alvinegra se esgotaram antecipadamente. Restam apenas 13.903 ingressos, que destinados aos sócio-torcedores do Vozão e à torcida visitante. Até o momento, o recorde de público no Brasil foi na final do Mineiro, quando Atlético-MG e Caldense levaram cerca de 53 mil pagantes.
Apesar do cenário favorável, o Ceará mantém a cautela. Embora vá jogar com a vantagem do empate – venceu na ida por 1 a 0, em Salvador -, o time cearense terá de superar um tabu recente no Castelão. Em todas decisões envolvendo um time do Estado decidiu no local, os visitantes festejaram. A exceção foi a própria final do Cearense entre alvinegros e tricolores.
No ano passado, o Vozão decidiu duas vezes com a Arena cheia. Na Copa do Nordeste, viu o Sport ser campeão, após o empate por 1 a 1, sob os olhares de 60 mil pagantes. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado pelo Botafogo, com uma vitória por 4 a 3, com mais de 40 mil torcedores. Já no segundo semestre, o Fortaleza perdeu a chance de subir na Série C do Brasileiro, após empatar com o Macaé, por 1 a 1, diante de 63 mil torcedores.
CAMPANHAS
Para chegarem até à final, Bahia e Ceará fizeram campanhas idênticas, com cinco vitórias e cinco empates, além de estarem invictos. O time baiano terminou a fase de grupos na liderança do Grupo E, com 12 pontos. Os cearenses foram os primeiros do Grupo D, com 12 pontos.
Nas quartas-de-final, o Tricolor sofreu um pouco mais para passar pelo Campinense. Empatou sem gols fora e ganhou em casa, por 1 a 0. O Vozão, em compensação, ganhou duas vezes do Salgueiro, por 2 a 0 fora, e 2 a 1, em casa.
Nas semifinais, o Esquadrão superou o atual campeão Sport, após empatar sem gols na Ilha do Retiro, e ganhar na Fonte Nova, por 3 a 2. Desta vez, quem sofreu mais foi o Alvinegro, que empatou com o Vitória, por 0 a 0 e 2 a 2, passando apenas pelos gols marcados fora de casa.
TIMES
O Ceará tem apenas uma dúvida na escalação. Do time que perdeu para o Fortaleza, por 2 a 1, na primeira final do Cearense, somente o meia Marinho está fora. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. O técnico Silas está entre Wescley e Marcos Aurélio para o setor. Autor do gol na vitória na Arena Fonte Nova, o meia Ricardinho, mesmo com dores abdominais, está confirmado.
Por outro lado, o técnico Sérgio Soares – que está com a corda no pescoço após a derrota para o Vitória da Conquista na final do Baiano – ganhou reforços. O zagueiro Titi o volante Bruno Paulista voltam de suspensão. Eles entram nas vagas de Robson e Patric, que está suspenso, respectivamente.
Fonte: Futebol do Interior.