24
2015
CEARÁ – Artigo: Ícones de afirmação do Turismo. Por Leônidas Cristino.
Continuar investindo em infraestrutura para o setor de turismo, maior gerador de emprego e distribuição de renda. leia aqui o Artigo, do Deputado Federal Leônidas Cristino.
Realizar de modo continuado investimentos na infraestrutura para o setor de turismo, maior gerador de emprego e distribuição de renda, tem sido uma estratégica exitosa seguida pelo Ceará. É consenso que este setor necessita de ícones para diferenciar o produto Fortaleza diante de mercados competitivos. A visão é compartilhada pelo governo do estado e o segmento da economia que abrange lojista da avenida Monsenhor Tabosa, shoppings e do Mercado Central a taxistas, pousadas e hotéis.
Um resultado desta política é o Centro de Eventos do Ceará, marco na atração de grandes congressos e do turismo de negócios, construído na gestão Cid Gomes no governo do Estado. Na administração passada foi iniciada a obra do Acquario, um ícone complementar, agora voltado para o turismo de lazer e entretenimento, meio ambiente e ciência do mar, que será concluída pelo governador Camilo Santana.
O equipamento se destaca no mercado nacional, pois é pioneiro no Brasil e atrai a visibilidade internacional por se construir um oceanário de classe mundial integrado a um museu oceanográfico de última geração. O Acquario em Fortaleza será o portal de entrada do turismo internacional, atrativo sobre os grandes mercados emissores de fluxos da Europa, Ásia e Estados Unidos com a sua multifuncionalidade de caráter educativo, científico, turístico e de entretenimento.
O fluxo turístico para o Ceará, de origem nacional, ganhou expressão econômica no início da década de 1970 e um novo impulso na década de 1990 com a internacionalização do fluxo de visitantes. O interesse pela indústria do turismo assume então status de política de estado estratégica para o desenvolvimento.
As obras de duplicação de estradas, aeroportos regionais, Centro de Eventos e Acquario demonstram o tratamento do turismo como política pública prioritária e vetor de desenvolvimento com possibilidade efetiva de contribuir para a mudança do perfil econômico do estado. O turismo é um dos principais negócios do mundo, responsável por cerca de 10% do PIB mundial e a geração de cerca de 200 milhões de empregos.
Segundo as estimativas do projeto, esse equipamento receberá 1,2 milhão de visitantes por ano, uma receita de R$ 43 milhões, vai gerar 150 empregos diretos, 1.000 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva. Este é um dos maiores projetos estruturantes em curso no Ceará, com impactos na indústria, geração de emprego e renda.
Leônidas Cristino
Deputado Federal (Pros/CE)