14
2015
SOBRAL – SAAE| ETA do Dom Expedito será ampliada. Veja detalhes da ordem de serviço.
Na última quinta-feira, 12/02, o Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral – SAAE, Silvestre Gomes Coelho acompanhado de alguns membros do seu grupo gestor e servidores da autarquia participaram da solenidade em que o Prefeito de Sobral Veveu Arruda assinou a ordem de serviço para realização da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água do Dom Expedito
O encontro aconteceu no Centro de Saúde da Família do Dom Expedito e marcou mais uma iniciativa promissora para o serviço de abastecimento de água de Sobral. Em meio à crise hídrica vivenciada no Brasil, a notícia de ampliação da produção da água tratada para consumo humano enche a população sobralense de confiança em um futuro hídrico equilibrado. Entretanto, o SAAE conta com a colaboração de cada sobralense, na parceria da campanha do uso racional da água.
“Atento às margens de perdas d´água durante a distribuição e no crescimento da população, a ampliação no Dom Expedito suprirá as necessidades atuais de abastecimento, com capacidade de maior vazão, prevista para os próximos 20 anos, de acordo com os estudos do projeto de concepção”, ressalta o Diretor-presidente do SAAE Sobral. Ainda segundo Silvestre, o SAAE otimizará a operação e manutenção do sistema de abastecimento de água desta região, além de garantir vazão suficiente a demanda com qualidade e atendendo a legislação ambiental.
De acordo com o Prefeito Veveu Arruda, com investimento de R$6,5 milhões com recursos do Ministério das Cidades, o projeto aumentará a capacidade de tratamento de água em 360 metros cúbicos por hora, dobrando a produção atual e beneficiando aproximadamente 57 mil habitantes. De acordo com Veveu, há quatro anos, o Saae produzia aproximadamente 1.371m³ de água tratada por hora. “Com os investimentos que estamos fazendo, nós vamos mais que dobrar a nossa produção atual. Vamos ficar com uma produção de 2.775 m³ de água tratada por hora”, explicou.
Em seu discurso, Veveu destaca a qualidade da água produzida pelo SAAE. “É importante ressaltar isso. Água tratada é saúde, e o resultado dessa obra serão pessoas saudáveis”, finalizou o prefeito.
A ampliação prevê o acréscimo de mais 2 módulos iguais ao existente e a construção de uma ETRG (estação de tratamento de resíduos gerados) para não ocasionar prejuízo ao corpo hídrico receptor das águas de lavagem da ETA. A ETA depois de ampliada terá a capacidade de tratar uma vazão de 200 l/s.
A obra que tem prazo de conclusão de 18 meses, a partir do início da ampliação. A intervenção na ETA Dom Expedito atenderá em média 8.064 ligações, abastecendo cerca de 40.320 pessoas.Segundo a Assessoria Técnica do SAAE Sobral, a diferença entre a ETA Sumaré (maior complexo) e Dom Expedito são apenas 100 L/s. Os investimentos da Prefeitura de Sobral são oriundos de convênios firmados com órgãos do Governo Federal (Ministério das Cidades – PAC-2), que estão em articulação com a gestão municipal desde 2014. O SAAE vem apresentando projetos e fornecendo dados para a Prefeitura, ao longo desse período, a fim de viabilizar o quanto antes o início das obras.
Entenda o processo de abastecimento atual
A ETA Dom Expedito funciona atualmente com um sistema de tratamento convencional, constituído por 2 módulos que realizam as fases de tratamento da água (floculador com chincanas, decantador com placas e filtração, com capacidade de tratamento de uma vazão de 100 l/s total).
A concepção do sistema de abastecimento a ETA Dom Expedito tem a captação a partir do Rio Acaraú. A adutora já existente recalca a água bruta até a ETA Dom Expedito, onde o tratamento é feito a partir de 2 (dois) módulos existentes, com capacidade de 100 l/s. A partir daí ela manda para um reservatório apoiado e para outro elevado onde, a partir destes, distribui a água tratada para a população.
(Fonte: Sobral.ce.gov.br)