9
2014
SOBRAL – Domingo de provas do Enem em Sobral e no resto do Brasil. Veja detalhes…
O ENEM 2014 continua a realizar provas neste domingo. Em Sobral(CE) a movimentação de ônibus, Topic, mototáxis e táxis é intensa, dado o grande número de estudantes que são oriundos de outras cidades da Região Norte do Ceará, que fazem as provas do Enem na nossa cidade. Neste sábado(8) pode-se constatar isso, pela grande movimentação no centro da cidade e nos bairros, como foi o caso do bairro Cohab I, onde está situado a Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Gerardo, que recebeu um grande número de participantes.
Neste Domingo..
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegam neste domingo ao último dia de provas da edição 2014. Ao todo, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a maior porta de entrada para as universidades federais brasileiras. A aplicação começa às 13h (horário de Brasília), e terá cinco horas e meia de duração, com 90 questões de linguagens, que engloba português, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. As provas serão aplicadas em 1.752 municípios, com 17.367 locais e um total de 242.948 salas.
REGRAS
O tempo mínimo para o candidato permanecer em sala é de duas horas. Para sair do local com o caderno de questões em mãos, ele só pode ir embora meia hora antes do término do horário do exame.
Os candidatos só podem realizar a prova usando caneta transparente com tinta esferográfica preta. Todos devem levar documento de identidade original com foto. Quem não tiver um documento deve levar um boletim de ocorrência registrado com menos de 90 dias de antecedência. Celulares e quaisquer outros aparelhos eletrônicos são proibidos. Em 2013, 47 candidatos foram eliminados por uso de eletrônicos. Parte deles foi flagrada após publicar fotos da prova em redes sociais.
Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai usar 17 mil detectores de metal portáteis nos milhares de locais de prova. Os aparelhos poderão ser usados a qualquer momento pelos fiscais. O governo também terá pessoas monitorando as redes sociais, para o caso de, mais uma vez, estudantes desafiarem a regras postando imagens das salas de aplicação.
ATENDIMENTO ESPECÍFICOS.
Em 2014, mais de 93 mil pessoas solicitaram atendimento específico para realizar o exame. Destes, 9,2 mil são mulheres grávidas e 13,8 mil são mães que precisam amamentar seus filhos. Também há 13,8 mil idosos, 17 pessoas hospitalizadas e 63,3 mil sabatistas, isto é, estudantes que guardam o sábado para o exercício de sua religião, que chegarão aos locais de prova no mesmo horário dos outros candidatos, mas ficarão confinados para começar suas provas após o por do sol.
Com informações: O GLOBO.